ARLA/CLUSTER: Eu e os condemónios - parte 2.

David Quental ct1drb iol.pt
Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010 - 14:42:57 WET

Boas noites desde o Afeganistão,

espero que todos estejam bem de saúde e que o ano de 2010 lhes traga
tudo de bom.

Por aqui prossigo na minha actividade radioamadorística já com mais de
5200 qso's desde o dia 21 de Outubro de 2009. Tenho tido visitas de
várias personalidades militares ao meu quarto e posso dizer que tenho
passado um tempo excepcional, embora sem a família (assim como todos
aqui) e sem a existência de neve :( .

Como alguns colegas deste cluster já sabiam, ontem foi dia de AGO
(assembleia geral ordinária) do meu condomínio, na qual estiveram
presentes a minha xyl e a minha xtalina. Porque a esperança é a última
coisa a morrer, pedi à minha xyl para perguntar à assembleia qual a
possibilidade de eu instalar antenas no telhado e no fim, caso a
resposta fosse assim-assim, o que era necessário eu fazer para os convencer.

Durante a noite de ontem até hoje não dormi nada, mais preocupado com o
que os condemónios poderiam fazer à minha xyl e xtalina (nada de
fisicamente agressivo, mas talvez alguma pressão psicológica), até que
recebi o email da minha xtalina com o relato sumário do que se tinha
passado na dita assembleia.

Como os colega deverão estar a adivinhar, como eu também já previa, a
resposta foi um rotundo NÃO ás minhas antenas, fim de história.

Tenho para mim que este NÃO não é tão negativo como isso, senão vejamos:

1) não irei gastar dinheiro em comprar uma antena fixa para instalar no
telhado, daqui já poupo talvez de 400 a 600 Euros;
2) não irei ser administrador de condomínio porque o cargo é decidido
numa eleição o que subentende-se que terá de haver uma ou mais
candidaturas para o cargo;
3) não irei ter preocupações com assembleias porque penso não ir a
nenhuma delas (aqui penso não ser o mais correcto mas não há
obrigatoriedade em ir a assembleias de condomínio);
4) não terei o stress de ter uma antena no telhado e estar sujeita a
intempéries tais como ventos fortes ou outro tipo de tempo adverso;
5) terei bastantes oportunidades de participar em actividades com o NRA
com o meu novo equipamento (é surpresa :) );
6) não terei que arranjar "conversa de circunstância" quando me cruzar
nas escadas com os condemónios do meu prédio, é passar por eles e pensar
noutra coisa qualquer;

Concerteza haverão mais vantagens.

No entanto estou a pensar instalar duas antenas, uma de VHF/UHF/1200MHZ,
e outra de 6 metros vertical na minha varanda. A forma como pretendo
fazer é a seguinte:
tenho 2 tubos de pvc agarrados a braçadeiras que estão na parte interior
da varanda, a esses tubos penso comprar umas peças, que comprarei numa
firma, que através duma braçadeira agarrarão aos pvc's e terão um braço
de 80 cm, mais ou menos como um L deitado, na ponta têm um tubo vertical
para colocar antenas, de preferência com pouco peso.
Dos colegas que têm antenas em varandas, como o CT1FBF, haverá problemas
legais em ter um sistema deste tipo ?

Na minha opinião não estou a infringir legislação alguma, pois não estou
a executar obras de inovação em partes comuns, no entanto poderão haver
outras implicações legais.

Quanto às antenas estava a pensar adquirir uma Comet GP-98 ou uma
Diamond X-6000. Para os 6m estou a pensar em 2 alternativas: ou uma
antena cana de pesca que tenho feita, mas talvez precise de ser refeita,
ou então uma Cushcraft AR6.

Procuro feedbacks acerca do que pretendo fazer e desde já os meus
agradecimentos.

T6AG
David Quental