Re: ARLA/CLUSTER: transmissões digitais cada vez mais sostificadas podem aproximar-se do analógico.

José Miguel Miranda Barroso da Fonte etjfonte ua.pt
Sexta-Feira, 8 de Janeiro de 2010 - 16:08:04 WET

Viva colega Mourato,

Mais uma vez escreve o José Sem Tempo :).

A minha intenção foi apenas perlongar o exercício, eheh.

"Como o tempo por definição cientifica é simplesmente uma sucessão de eventos, e passar de um nivel a outro constitui isso mesmo, têm obrigatoriamente de ocupar tempo pelo que nunca pode ser igual a zero e como tal, onda quadrada perfeita só existe na imaginação."

A questão é que a vida, analógica situa-se no domínio do tempo contínuo (real) ao contrário do submundo digital que se situa no domínio de tempo discreto (no sentido matemático). Quando refere o demorar tempo, ora em linguagem corrente (mundo analógico) podemos dizer que o sinal transita de estado no instante de tempo imediatamente a seguir ao instante da transição, conseguindo com este pensamento e neste mundo, imaginar uma onda perfeitamente quadrada, ainda que apenas imaginada. Ao tentar implementar este pensamento através de circuitos analógicos terá de lidar, não com o tempo, mas com limitações físicas dos componentes utilizados, impedindo-o de chegar ao determinado sinal. No (sub) mundo digital, o tempo é discreto, e além das iguais limitações físicas, terá lidar com o facto de o instante de tempo imediatamente a seguir possuir uma infinidade de tempo "no meio".

Seja como for, não é nada que o colega Mourato não saiba :)

73 de ct1enq

----- Original Message -----
  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Friday, January 08, 2010 9:56 AM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: transmissões digitais cada vez mais sostificadas podem aproximar-se do analógico.

  Colega José Miguel
  Estou inteiramente de acordo com tudo o que escreveu. O que eu escrevi, não passou de um exercicio mental, e tal como disse no final , talvez apenas um episódio de ficção cientifica. Certo que uma onda quadrada, para ser perfeitamente quadrada não podia ter tempo de subida nem de descida, e tinha que ser uma transição instantânea, em que o rate teria de ser igual a zero e isso é possivel apenas em teoria.. se fosse possivel atribuir uma grandeza à formula 0=0+0N seria possivel encontrar a forma de onda perfeitamente quadrada, e com isso  um numero de harmonicas desde 0  até + infinito, e então teria-mos aqui um paradoxo matemático ao encontrar, através de um modelo matemático que zero seria diferente de zero, pelo facto de o tempo de subida e descida ter de ser igual a zero, e como zero é a negação da existencia, logo T não existiria. Como o tempo por definição cientifica é simplesmente uma sucessão de eventos, e passar de um nivel a outro constitui isso mesmo, têm obrigatoriamente de ocupar tempo pelo que nunca pode ser igual a zero e como tal, onda quadrada perfeita só existe na imaginação. Esta coisa do paradoxo têm alguns aspectos interessantes e mais logo vou divagar um pouco sobre isso mesmo, nomeadamente sobre uma questão que um dia coloquei a um matemático, e que até hoje ainda não me respondeu. não vou falar disso agora, porque tenho que me ausentar e estou atrasado, mas voltarei ao assunto,..São apenas exercicios mentais colega José..Não é nada de real...ehehehe...Isto só prova que o cerebro humano é uma maquina extraodinária capaz de lidar com situações sem lógica, coisa que os processadores não fazem.

  73 de CT4RK