Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com

Boa tarde,

No meu caso, não falei em protecção, mas sim em evitar os problemas de
"feedback" de RF para o aúdio do microfone, em HF, que foram muito reduzidos
depois da instalação da "Terra Artificial" da Ten Tec(comprei Ten Tec em vez
da MFJ pq custava $60 USD em vez de mais de 200 da MFJ).

Não há soluções milagrosas, portanto isto é um truque, ou uma panaceia, como
quiserem mas o facto é que sem este equipamento, o emissor de HF em 40 e 80m
quando estava sómente ligado à terra cá de casa, eu até apanhava choques,
tipo queimadura de RF na caixa do mesmo e isso desapareceu com o Ten Tec
1251, desde que sintonizado.

Já agora a antena era é a Titan DX, com os dipolos isso já não acontece...

73 de CT1PT
Carlos Pinheiro