Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras

Antonio Matias ct1ffu gmail.com

Os colegas não estarão a fazer um pouco de confusão com as terras?
Esses aparelhos simulam a terra mas não a física.
Servem para balancear o contra-peso eléctrico das antenas, agindo como
radiais.
Não servem de nada se houver uma descarga eléctrica, atmosférica, da fonte
de alimentação ou do sector.
A terra exigida na lei, é a ligação a um eléctrodo Terra com
determinadas características previstas na lei.
Esta terra é essencial pois salvaguarda o utilizador dum equipamento
qualquer de ficar electrocutado ao manusear
o chassis com passagem  de tensão.
Normalmente nunca chegam a apanhar choque nenhum, pois  hoje em dia
os disjuntor-diferenciais actuam com grande eficiência e rapidez.
Para este serviço, as terras dos apartamentos e vivendas etc, são mais do
que suficientes.
Para salvaguardar dos raios nas torre" cruzes credo" aí sim, tem de haver
uma terra independente da torre ao solo, com um condutor adequado.
A terra para antenas, são simplesmente fios, e até podem estar no ar.
Não protegem nada, apenas enriquecem a performance da antena e mesmo assim
apenas as verticais.

Melhores 73's

Matias