________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Pinheiro
Enviada: terça-feira, 5 de Janeiro de 2010 22:39
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras

Boa noite colega J. Fragoso,

Creio que ainda não se falou nas "terras artificiais". No meu caso, num 2º andar, tenho também uma ligação à terra caseira muito pouco eficaz, o que me provocava vários problemas de retorno de RF no transceptor de HF, mesmo com toróides de ferrite em todos os cabos(microfone, alimentação, ligação ao speaker externo, ligação ao PC, etc).

Então pesquisei na net e descobri este brinquedo:

http://www.eham.net/reviews/detail/2657

O TenTec T-Kit 1251, em kit, claro. Encomendei, montei, testei liguei e 90% dos meus problemas desapareceram...

O inconveniente é que sempre que muda de banda, tem de voltar a sintonizá-lo, embora depois já tenhamos as posições de Capacidade e Indutância de cor.

Isto é basicamente um sintonizador de antena, mas aplicado à ligação à terra e que se intercala em série entre o transceptor e a Terra lá de casa. Como é um circuito ressonante série, apresenta uma impedância mt baixa na frequência de trabalho, escoando mt melhor a RF para a terra.

Espero que tenha utilidade, para além das boas dicas que já recebeu de outros colegas.

73 e Bom Ano
CT1PT
Carlos Pinheiro