ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras

jfragoso collard.pt jfragoso collard.pt
Domingo, 3 de Janeiro de 2010 - 21:58:18 WET

Boa noite a todos,

Gostaría que me esclarecessem acerca da melhor forma de instalar um
sistema de antenas num edifício.

Tanto quanto tenho lido, numa estação de amador é fundamental termos em
atenção todos os elementos que a constituem começando pelo sistema de
antenas.

As minhas dúvidas são as seguintes:

No caso de edifícios, onde na maioria dos casos não existe nenhum sistema
adequado de terra instalado, e quando nos situamos num 8º piso sem uma
fracção de solo por perto (a não ser terraços de cimento), qual é a melhor
solução para se ligar o sistema de antenas e os respectivos equipamentos,
tendo em conta ainda os aspectos de segurança relacionados com possíveis
descargas atmosféricas?

Qual é a melhor solução para efectuar a passagem do(s) cabo(s) de baixada
para o exterior por forma a evitar infiltrações e humidade no shack, no
cabo ou no próprio equipamento.

73,

João Fragoso, CR7ABE