ARLA/CLUSTER: Antenas - Mau tempo

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sexta-Feira, 1 de Janeiro de 2010 - 21:51:26 WET

Olá Jorge,

Muito obrigado pelas suas dicas. Penso que esta X-510N seja original, pois
mandei-a vir da WIMO, Alemanha como tal e tanto nas etiquetas da antena como
no manual da mesma está escrito Diamond, Made in Japan(e não China...). De
facto trazia os tais o-rings, que coloquei, claro, mas houve um colega nosso
que me aconselhou a isolar, apesar disso, pois a "tampinha" da extremidade
superior não é estanque e "os cromados" das junções vão ficando corroídos
dada a proximidade do mar.

De qualquer modo a resistência medida com o multímetro já baixou para a
ordem dos 900 Ohms, depois de umas horas de sol esta tarde e aproveitei para
reparar a "Longwire" que já está operacional.

Não vi o tal parafuso sextavado na base da X-510, mas com a descida da
resistência eléctrica, baixaram também as estacionárias de 1:5 para 1:3,
portanto tudo leva a crer que e água lá dentro e se estará a evaporar...
assim espero !

Lá para a primavera irei alterar várias coisas ao nível de antenas, mas até
lá espero que não venha outro temporal desta magnitude !

Abraço e continuação de Bom Ano Novo !!!
73 de CT1PT
Carlos Pinheiro