ARLA/CLUSTER: Off Topic: Ventos fortes e chuva chegam hoje à noite a Portugal.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010 - 14:03:39 WET


O estado do tempo em Portugal continental deverá agravar-se a partir da noite de hoje, sexta-feira, e durante o dia de amanhã, sábado. 

O Centro de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia (IM) indica que o vento poderá atingir a velocidade média de 75 quilómetros por hora (km/h) e chegar a rajadas de 130 km/h, sobretudo no litoral Oeste e nas terras altas. As ondas do mar poderão atingir os oito metros na costa oeste e os seis na costa sul. 

Segundo o IM, que também prevê períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, depois de amanhã deverá desagravar-se a situação meteorológica.

O agravamento do estado do tempo deve-se à aproximação de uma depressão (região de baixa pressão atmosférica) que hoje estará centrada a noroeste da Madeira, em fase de cavamento na aproximação ao território continental, explicou o IM em nota de imprensa.

No arquipélago da Madeira, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã de hoje, mas o vento aumentará de intensidade no final do dia, tornando-se moderado a forte, de quadrante Sul, com rajadas que poderão ser de 70 km/h mas podendo atingir os 130 km/h nas regiões montanhosas.

Naquela região autónoma, o vento deverá continuar a aumentar de intensidade amanhã, soprando forte a muito forte se sudoeste com rajadas da ordem dos 90 hm/h, podendo atingir os 130 km/h nas terras altas, diminuindo a partir do final do dia.

O IM, que continua a fazer um acompanhamento especial da situação na Madeira, prevê precipitação moderada também para amanhã. Recorde-se que a ilha tem sido especialmente afectada pelas chuvas, agravando a situação registada em Janeiro.

No último mês, a quantidade de precipitação no Funchal foi superior à normal (+18,7 milímetros).

No mesmo período, em Portugal continental a anomalia foi bastante superior, com mais 299 mm.

 
Fonte: Jornal de Notícias.



Mais informações acerca da lista CLUSTER