ARLA/CLUSTER: Acttividade solar

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010 - 23:03:50 WET

Caros colegas

Como previ no meu ultimo email deste tema, a zona activa que se esperava vir
a dar SS, acabou por elevar o SSN a 49 (eu tinha previsto 50). Ontem estava
 a 28. O fluxo de 10,7cm baixou ligeiramente para 84.
São previsiveis boas condições de propagação durante o fim de semana, com
especial incidência nos 20/17m. Algumas aberturas interessantes até aos 30
MHz, principalmente por volta do meio dia.
A NVIS permitirá bons QSOs em 40m a partir de cerca das 10:00 da manhã até
às 15:00/16:00.
A MUF poderá subir a 30 MHz especialmente para Sul.
Tambem a NVIS será mais favorável para Sul, mantendo-se mais tempo do que
para Norte. É previsivel uma NVIS a chegar quase a 9MHz por volta do meio
dia.

73 de CT4RK e bom fim de semana.

power line. Proteja o ambiente