ARLA/CLUSTER: ISS "ET Shadow" experiment, dias 27, 28 e 29 de dezembro

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010 - 16:59:49 WET


 Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional realizarão vários experimentos nos rádios a bordo nos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2010. 

O experimento chamado de ET Shadow Experiment consiste no envio de sinais de radio na freqüência de 145.800 e 145.825. Esses sinais de radio serão recebidos por radioamadores em terra e gravados pelos mesmos. 

Esses áudios recebidos devem ser enviados para os seguintes email´s : 
shadow  tsniimash.ru
vastra  mail.ru

Juntamente com o áudio o radioamador deverá enviar todos os seus dados como:

Nome: 
Indicativo: 
Endereço: 
Equipamento utilizado: 
Antena: 
Posição Geográfica: 
Horário recebido em UTC:
Foto da estação ou foto pessoal

O objetivo deste experimento é a observação dos sinais de radio refletidos pela atmosfera em diferentes posições geográficas e pelo plasma no espaço. 

Os astronautas a bordo injetarão uma nuvem de plasma no espaço e ao mesmo tempo enviarão sinais de Beacon na faixa de VHF que serão recebidos por Radioamadores em terra. Devido a refração e dispersão dos sinais na nuvem de plasma surgirão regiões de sombra ao lado do satélite. Quando os áudios enviados pelos radioamadores forem analisados pelos controladores em terra eles saberão em quais pontos os sinais recebidos sofreram refração e não foram recebidos causando uma sombra em um determinado ponto da recepção do sinal.   

Esses experimentos servirão para o desenvolvimento de novos foguetes propulsores que auxiliarão nas viagens espaciais futuras. Também auxiliarão os controladores do futuro a desenvolverem novos equipamentos de radio que não sofreriam com os efeitos da refração nem interferências com os cortes nas comunicações produzidas pelas nuvens de plasma enviadas pelos propulsores a bordo das espaçonaves. 

Boa sorte a todos 

MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab  amsat.org
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL 



Mais informações acerca da lista CLUSTER