Re: ARLA/CLUSTER: Echos longa Duração em 40m.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 1 de Dezembro de 2010 - 14:46:33 WET

Matias
Tambem li isso no Spaceweather. Repara que na ultima gravação o echo já tem
um delay de 44 segundos e não 30 s. porque o que conta é a partir do pimeiro
sinal e não do ultimo. realmente o intervalo de silencio é de 30 segundos,
mas como a emissão dura cerca de 15 segundos, o espaço entre a emissão do
primeiro sinal e a recepçaõ do mesmo ascende a 45 segundos, o que representa
mais  14 segundos luz, ou sejam um total de cerca de 6.900.000 km (seis
milhões e novecentos mil ).. Nada mais que  19.7 vezes a distância da terra
à lua!!!...É obra!...afinal os 40m chegam longe!
Como muito bem dizes, ainda há muito que aprender acerca destes fenómenos.

73 de CT4RK

No dia 1 de Dezembro de 2010 12:01, Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com>escreveu:

> Boas.
> Por mais que persistamos nos estudos e entendimentos dos mecanismos de
> propagação, há sempre algo que nos vem surpreender.
> Este fenómeno descrito pelo DK6NP é um caso que perturba até a comunidade
> cientifica.
> Ele apercebeu-se de que havia uns echos em CW das suas chamadas. Estes
> echos são de longa duração, mais de 30 segundos. Muito anormais.
> Crê-se que que tudo esteja relacionado com as tempestades solares, mas 30
> segundos de Echo, são 15 segundos-Luz com ida e volta, ou seja ir e voltar a
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*