Re: ARLA/CLUSTER: Alteração de data - emissão de AM nos 144 MHz

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 31 de Agosto de 2010 - 13:29:57 WEST

O rácio de potência entre a portadora e as bandas laterais depende da taxa
de modulação:

Pbl = M2 * Pp / 2

Em que Pbl é a potência das bandas laterais, M2 é o quadrado do índice de
modulação e Pp é a potência da portadora.

O índice de modulação pretende-se o maior possível para maximizar a potência
das bandas laterais e aumentar também a eficiência, mas não deve exceder 1
(ou 100%) para não provocar distorção.

Nos sistemas de comunicações profissionais se usa uma taxa de modulação
mínima de 85% com limitação automática aos 95%, e normalmente com circuitos
de AGC ou de compressão de voz. O resultado é audível no canal de ATC mais
próximo.

O grande problema do AM não é tanto a largura de banda, mas a baixa
eficiência. Pelo menos 2/3 da potência total são para a portadora. e apenas
um terço para as bandas laterais, que ainda por cima são redundantes.

73,
António Vilela
CT1JHQ