ARLA/CLUSTER: HF balun

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Sexta-Feira, 27 de Agosto de 2010 - 21:48:09 WEST

Caro Luís

Evidentemente que posso, embora não seja nada do outro mundo,.
É constituído por um ferrite tipo barra com +/- uns 20 a 25 cm de comprimento, onde são enrolados cerca de 12 a 16 espiras de fio (não é critico).
O enrolamento e modo de ligação, é igual a todos os baluns de relação 1:4 com uma particularidade.

Quando o construi á semelhança dos que vi feitos por outros amadores,  verifiquei que o valor de swr na facha dos 10 metros era um pouco mais alta cerca de 1:2,0, quando nas freq. mais baixas se mantinha abaixo de 1:1,5.
Optei por alongar o enrolamento (espaçar as espiras) ao longo da ferrite (porque tinha espaço, caso contrário se calhar não descobria) e verifiquei que não só o valor de swr baixou na facha dos 10 metros, como ficou mais uniforme ao longo de toda a banda de HF.
Após isto, foi coloca-lo dentro de um tubo plástico onde foi aplicada uma ficha fêmea SO239, (lado desbalanceado) e do outro lado dois terminais para ligar á antena (lado balanceado).

73´s
CT1AED
Manuel Artur
________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De CT2FZI IM58KR [ct2fzi  gmail.com]
Enviado: sexta-feira, 27 de Agosto de 2010 20:09
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: HF balun

Carissimo,

Pode partilhar connosco os detalhes do balun?

Abraco!

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net<http://www.ct2fzi.net/>

2010/8/27 Manuel Artur Rodrigues <manuel.artur  rcom.pt<mailto:manuel.artur  rcom.pt>>
Ok parece que sim.
A minha duvida é, como a coisa saiu tão bem á primeira, eu até fiquei um pouco preocupado se, se podia chegar a melhores resultados.
Como nunca vi ninguém apresentar uma curva semelhante (que até podia ser feita á mão) daquilo que construiu, por isso perguntei.

Mas se assim é, já fico satisfeito.

73´s
CT1AED
Manuel Artur