ARLA/CLUSTER: HAPPY BIRTHDAY CT7ABD from ISS

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sexta-Feira, 27 de Agosto de 2010 - 00:54:11 WEST

Parabéns Fabiano, nada como ter amigos em posições elevadas ...

A propósito, quando fui escutar os "parabéns" reparei no mapa em tempo
real que aparece ao lado da página que a ISS estava mesmo sobre nós.
Liguei o rádio e apontei aos 145.800MHz e lá estavam eles em QSO, com
recepção bastante boa na minha X300N, apesar de não ser a ideal para
receber coisas de cima ...

Se quiserem coloco aqui a gravação, mas aviso que a gravação foi de
improviso com o telemóvel e pelo meio ouve-se eu a chamar os pequenos
para ouvirem e eles a colocarem-me algumas questões sobre o que ouvem ...

Melhor será escutarem voces próprios, eles parecem estar muito activos
no HAM nos últimos dias, provavelmente em descanso depois do stress que
tiveram nas ultimas semanas com a substituição da bomba do sistema de
refrigeração que se tinha avariado.

Ela (a ISS) costuma ter uns horários muito maus nas passagens por cá mas
esta semana tem diversas passagens em horários bons, aproveitem!

Anexo uma imagem com as horas de passagem pela minha posição (proximo de
Lisboa), quem estiver mais longe, entre no http://www.heavens-above.com/
, defina logo no início da página a sua posição (em Configuration) e é
só pedir para gerar as previsões de passagens seguintes logo abaixo em
"10 day predictions for: ISS"

Nota: O "downlink" de voz é em 145.800MHz FM, para mais frequências
consultar por exemplo: http://www.issfanclub.com/frequencies

73!