ARLA/CLUSTER: Classificação Automática dada pelas maquinas.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 25 de Agosto de 2010 - 19:16:17 WEST


Caros Colegas,

Muito embora existam hoje em dias boas "ferramentas" de ajuda automática para a classificação dos concursos, especialmente em Espanha, é estranho quando alguém (humano) não repara neste caso e não vá ver o que se passou:

Posição	Indicativo 	QSO 		Válidos 	Pontuação
33 		CT1EXR  		35 		11 		6.121 

È pouco provável que alguém (humano) tenha feito 35 contactos e o programa (maquina) só lhe tenha validado 11. O estranho não é ter anulado 24, o estranho é que nenhuma "alminha humana" não vá lá verificar aquilo quando dá aqueles "disparates" e não se tenha apercebido que ele (maquina) só anulou todos os contactos de estações que remeteram o log.

Agora digo-vos muito sinceramente, prefiro os concursos espanhóis com correctores automáticos onde se pode ver os "gatos" nos logs, à maioria dos portugueses onde nada vemos.

Um computador consegue executar cálculos complexos numa questão de milissegundos: essa é a sua principal vantagem! Quando dizemos que as máquinas não pensam, podemos estar a infringir o conceito de “pensar”, porque, na realidade, as máquinas só estabelecem conexões lógicas entre premissas bem definidas, mas os resultados devem ser sempre verificados pelo homem, pelo menos quando escapam ao padrão estabelecido.


João Costa, CT1FBF



Mais informações acerca da lista CLUSTER