Re: ARLA/CLUSTER: propagaçao em vhf

Antonio Matias ct1ffu gmail.com

Boas.
Em primeiro lugar, deixem-me relembrar-vos que propagações para o CT1HZE,
não quer dizem propagação para todos.
Ele, lá tem boas relações com o Deus da propagação e muitas vezes sob
exclusividade.

Segundo, já tenho aqui referido enumeras vezes: A IONSONDA de EA é
completamente INUTIL para nós em Portugal.
Não é referencia para nada, a não ser meramente consultiva sob o estado da
radiação solar !
Podia até ser para NVIS, mas nem isso pode fazer em rigor, uma vez que está
a muitos Km de CT e a leitura não é fiável.
Faz uma leitura de F20 e Eo, mas apenas de utilidade para quem está nas suas
barbas.

Lembrem-se que o importante não é saber que Muf está em Espanha ou na China,
o importante é saber como está a Muf exactamente no Path-Center.
Ora se eventualmente queremos fazer um QSO em 15m para a Holanda, a Muf que
importa é  a que está algures em Bordéus (meio-caminho) não a que está na
minha casa em da do Holandês.

Outra coisa que não me canso de relembrar: A propagação para Norte de Africa
é sazonal e é Tropoesferica, ou seja Terrestre.
Esta propagação não é por Ionização, mas sim por refracção do RF devido
à sobreposição de camadas de ar.
Não sendo uma propagação por Ionização, não pode haver Ionosonda que a possa
ler, obviamente.

73
 e bons QSO's
Matias