ARLA/CLUSTER: Apelo aos colegas que promovem actividades em HF.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010 - 16:34:47 WEST


"Entretanto a propagação tem andado boa para NVIS durante a tarde. Ontem os 40m estavam povoados de sinais acima de 59+20 de EAs claro!!!...Portugas nem um único! ...fiz 4 chamadas gerais e o silencio foi a resposta. "
 
Caros colegas,
 
Chamo a vossa atenção para este importante paragrafo do Carlos Mourato e em especial aos colegas que promovem actividades ao nível de Portugal continental em HF, durante o fim-de-semana.

No passado fim-de-semana, tentei várias vezes contactar os colegas nacionais envolvidos no International Lighthouse Lightship Weekend que se bem recordam, eram:
- CR6FNA - Serra da Boa Viagem / Farol Cabo Mondego,
- CR6LH - Farol do Cabo Espichel,
- CS2010M - Farol de Montedor,
- CS2HNI - Farol do Forte do Cavalo,
- CT1JTQ/p - Farol de São Vicente.

A nível nacional e tendo em consideração a actividade solar "normal" actual o contacto só é possível nas bandas de 80m e 40m mediante abertura da propagação NVIS.

Infelizmente e devido a vários factores, os 80m tem actualmente uma pequena e fugaz abertura entre as 05h UTC e a 6h UTC.

Os 40m são mais complicados, pois ou não chegamos lá, ou então estamos com excelentes aberturas entre as 20H e as 22H, mas muitas vezes e durante a tarde e na sua fase ascendente a frequência critica da NVIS passa por esta banda durante um período de tempo razoável, permitindo assim excelentes contactos nacionais.

Serve isto tudo para chamar a atenção dos colegas que promovem actividades ao nível de Portugal continental durante o fim-de-semana em HF que não se esqueçam das estações nacionais, e desde que disponham de internet no local, para consultarem periodicamente uma excelente "ferramenta" à vossa inteira disposição, gratuitamente e com dados de 15 em 15 minutos, que é por exemplo a Digisonde 256 - El Arenosillo junto a Huelva em:  http://iono.inta.es/Search.html ( carreguem em "START" para verem o "Ionogram History) 

Esta preciosa fonte de informação permite a todos, que saibam interpretar os seus dados*, uma actividade muito mais eficiente e com muitíssimo melhor rendimento.

Outro factor importante, são os Spots periódicos nos DX-Cluster, pelo menos quando mudam de faixas.

Conclusão, com tanta tecnologia à disposição acabei por me ter de deslocar pessoalmente ao Farol do Cabo Espichel e ao Farol do Forte do Cavalo se os quis contactar, hihihi.

                     _\\|//_
                     ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                      73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QTH Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail and Adress, see in: 
  *  www.qrz.com              
  *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************

*Não se esqueçam do Colóquio de Radioamadores em Almeirim no dia 18 de Setembro e da palestra " A Influencia do Sol nas Comunicações e Ionosondas " pelo Carlos Mourato (CT4RK).

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: terça-feira, 24 de Agosto de 2010 15:23
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: Actividade solar


E já lá vão 3 dias oficiais sem sunspots. No entanto e apesar de nada ainda estar escrito oficialmente, esse periodo vai terminar! Um bom sunspot acaba de entrar em linha de vista no limbo leste do Sol. 
Entretanto a propagação tem andado boa para NVIS durante a tarde. Ontem os 40m estavam povoados de sinais acima de 59+20 de EAs claro!!!...Portugas nem um unico! ...fiz 4 chamadas gerais e o silencio foi a resposta.
Condições de ductos troposfericos excelentes, principalmente sobre o Atlantico.

latest.jpg



solar.gif




73 de CT4RK



-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
----------------------------------------------------------- 







Mais informações acerca da lista CLUSTER