ARLA/CLUSTER: Carga Ficticia e Medidor de Potencia de Precisao por apenas 10 euros?

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010 - 14:56:43 WEST

Em primeiro lugar um obrigado por nos trazeres um artigo de interesse
técnico.

Em relação à medição, ela não é proprimente no "output" mas simplesmente
em paralelo com a carga pelo que desde que tenhas acesso aos dois
terminais da carga, será só colocares o díodo e o condensador no local.

De notar para os menos à vontade com a técnica que, à parte dos
pormenores criticos de ser um circuito de RF, trata-se simplesmente de
um rectificador de meia onda com o condensador à saida para suavizar a
tensão.
Trata-se de medir a tensão aos terminais de uma resistência e a partir
daí calcular-se a corrente e potência envolvidas.

I = U/R

P = U^2 / R

Ajustando os valores para efectivos (RMS) quando conveniente.

Para quem já tem uma carga fictícia "boa", o esquema pode ser adaptado e
usando-se um T na ligação entre a carga e o cabo e ficha do T que ficar
disponível pode-se ligar uma N ou PL com o díodo e o condensador e uns
terminais para ligação do voltímetro.

Se forem tidos alguns cuidados para evitar desequilíbrios de impedância
no T, acredito que o resultado final será similar.

73!