ARLA/CLUSTER: Contrapeso

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2010 - 22:23:34 WEST

Caríssimos,

Estou-lhe a ganhar-lhe o gosto, rsrsrs.
Aproveitando uma vez mais estar de férias, para hoje aqui deixar mais um
tópico à discussão.
Gostava de saber a opinião, dos interessados nestes assunto ( e os da "
irmandade da cana de pesca " em particular ), pois estarei em breve de novo
« com a mão na massa », mas não queria estar propriamente a " reinventar a
roda " à custa de uma demorada epopeia de « tentativa e erro ».
Não se trata de comodismo mas de falta de disponibilidade para investigar as
soluções mais eficientes.
Então aqui vai a minha questão :

. Qual é a solução de contrapeso para uma antena vertical que me aconselham
numa estação portátil em HF ?

Partamos do princípio que, para operar em " PM " ou " backpack " ( como
dizem os nossos colegas anglófonos ), o elemento irradiante para a faixa dos
10, 12 e 15 metros será constituído por um segmento ajustável com
comprimento integral de 1/4 de onda... sendo que procuro o contrapeso mais
eficaz possível, dentro das circunstâncias de espaço disponível, que não
penalize o transporte do conjunto às costas nem necessite de ser ajustado.
Como eficaz entenda-se aqui a solução de compromisso que apresente uma
relação de menores perdas de ganho possíveis e uma adaptação de impedância
facilitada.
Estive a fazer uma busca rápida pelo arquivo, mas pareceu-me que o assunto
não havia ainda sido devidamente explorado neste fórum ( pelo menos
recentemente ). Caso a minha pesquisa não tenha sido suficientemente
profunda aqui ficam desde já as minhas desculpas.

Uma nota final : há cerca de duas semanas atrás, fiz testes com soluções
para o elemento irradiante que não necessitam de contrapeso, nomeadamente
uma antena multibanda vertical que trabalha muito bem dos 15 aos 10 metros.
Até testei uma versão para serviço fixo que apresenta um ligeiro ganho em
relação ao dipolo vertical.
Neste projecto usei para o efeito um " balun magnético ", contudo o elemento
vertical ultrapassa os 5 metros de altura... enfim, não se pode ter tudo :(

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com