RE: ARLA/CLUSTER: Papel do Rádio Amador em Desastres

Afonso Marques amarques efacec.com
Sábado, 14 de Agosto de 2010 - 16:44:33 WEST


Só desgraças ...

 

Bom fim de semana

 

CT1RH

 

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de ANARPROCIV NOTICIAS
Enviada: sábado, 14 de Agosto de 2010 11:27
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: Papel do Rádio Amador em Desastres

 

 

 

Papel do Rádio Amador em Desastres

A fim de examinar o papel do rádio amadores de apoio à gestão de desastres, a seguir é uma breve revisão de alguns desastres em grande escala que ocorreram na Califórnia.

Terremoto de Loma Prieta, Santa Cruz, Califórnia, 17 out 1989

No Loma Prieta (Santa Cruz) terremoto , havia 63 pessoas mortas e 3.757 feridas. 1.018 casas foram destruídas e 23.408 danificadas , enquanto 3.530 empresas foram danificadas. Bens danificados foi estimado em cerca de $ 5,9 bilhões.

As principais cidades de Santa Cruz Condado de Santa Cruz e são Watsonville . O epicentro do terremoto tinha apenas oito quilômetros de Santa Cruz. Deslizamentos de terras, das estradas e pontes danificadas fechado mais rodovias e estradas rurais. O concelho foi isolada , sem energia elétrica e sem serviço telefônico. 592 casas e 668 casas móveis foram destruídos , 2069 sofreu danos pesados e 10.000 pessoas foram deslocadas de suas casas. ( Dois meses depois , 3.000 permaneceram sem-teto ).

membros de Santa Cruz ARES foram rápidos para fornecer comunicações de emergência. QST , março de 1990 , impressa alguns relatos em primeira pessoa de actividades de comunicação, que forneceu uma imagem viva dos eventos de 17 de outubro. Os radioamadores desde a comunicação inicial entre o município de Emergência Operations Center ( EOC) , hospitais, abrigos da Cruz Vermelha e do Instituto Estadual de Serviços de Emergência , em Sacramento. O Watsonville Community Hospital tinha sido severamente danificada depois de ser deslocado sobre um pé, que quebrou muitos tubos . O gerador de energia de emergência tinha sido danificado e não havia serviço telefônico. pacientes críticos cuidados tiveram que ser evacuadas do terceiro e quarto andares do prédio. Pernas assistido na comunicação dos pedidos de ambulâncias para mover os pacientes a outros dois hospitais do condado e hospitais do condado de Monterey . Medical helicópteros de Stanford Medical Center e do Forte Ord foram incapazes de estabelecer uma comunicação por rádio com os hospitais para a autorização de pouso . Os radioamadores retransmitida instruções de pouso para os helicópteros com suas bases . Um amador trouxe um gerador portátil de energia para as luzes de uma cirurgia de emergência .

operadores de rádio amador foram capazes de ajudar a comunicação muitas fugas de gás , bem como de esgoto quebradas e linhas de água. Radioamadorismo também foi usado para ajudar na coordenação da chegada dos engenheiros estruturais trazidas de outras partes da Califórnia. Radioamadorismo foi usado para fornecer comunicações durante cerca de uma dúzia de abrigos de emergência da Cruz Vermelha durante uma semana. Muitos destes locais necessários cobertura de 24 horas , e alguns necessários dois operadores. Cerca de 370 operadores de rádio amador foram envolvidos no fornecimento de comunicações de emergência após este tremor de terra.

Fire Oakland / Berkeley , 20-23 outubro , 1991

No Oakland / Berkeley East Bay fogo Hills , havia 25 pessoas mortas e 150 ficaram feridas . Foram 3.471 casas destruídas e 1.600 hectares queimados , apesar dos esforços de 350 motores de fogo. Este foi o maior desastre único incêndio urbano na história dos Estados Unidos . Ele foi 100 vezes maior do que o grande incêndio de Chicago de 1871. Este fogo ilustra alguns dos problemas que resultaram de más políticas de uso da terra .

Alguns dos problemas do fogo Oakland Berkeley / foram: o fogo inflamou 790 casas na primeira hora , houve uma colina interface urbano / florestal , não houve tempo para se preparar para uma evacuação ordeira ; automóveis ruas estreitas e abandonada tornou difícil para motores de fogo para começar a áreas e para os carros da polícia para evacuar os residentes , o fogo e Departamentos de Polícia não use o Sistema de Comando de Incidentes e não tinha praticado utilizando o Sistema de Ajuda Mútua , havia equipamentos e problemas organizacionais com as comunicações; houve problemas com baixa pressão de água e bocas de incêndio não-padrão ; agitar telhados de madeira não foram tratados com produtos químicos retardadores de fogo , eo fogo se espalhou para casas adjacentes , devido à falta de erva adequada e as políticas de redução da escova.

QST tinha um artigo, " Hams posta à prova em Oakland Huge Fire - Amateur Radio desempenhou um papel fundamental na luta contra o pior incêndio da história E.U. "em fevereiro 1992 a questão. O artigo informou que Hams começaram a se reunir em UHF e VHF redes quase que imediatamente após o fogo começou e as pessoas viram a fumaça. Muitas das pessoas sobre as redes foram corridas e ARES voluntários treinados. Entretanto, o fogo foi tão grande que, na confusão resultante era mais de cinco horas antes de voluntários emergência rádio amador foram chamados para a acção no Condado de Alameda para auxiliar no fornecimento de comunicação com o Departamento Fire Oakland .

O Corpo de Bombeiros de Oakland tinha apenas quatro rádios do canal , o que causou dificuldades em comunicar com as viaturas de combate a incêndios trouxe para Oakland para missões de ajuda mútua . O Departamento Florestal da Califórnia e prevenção de incêndios (CDF) mobilizou 70 operadores de rádio amador que tinham sido treinados em um programa da CDF chamado " Voluntários na Prevenção ". Estas pernas estão a comunicação "sombras" para agentes de fogo CDF ( Rich , 1991). A Secretaria de Estado de Emergência Serviços » Centro Regional de Operações de Emergência tinha operadores de rádio amador auxiliando na sua sala de rádio. Foram estabelecidas as previstas comunicações de suporte dos abrigos da Cruz Vermelha em Oakland todo o dia por uma semana.

Organizações participantes e os clubes incluídos: Livermore raças, East Bay ARES , East Bay Amateur Radio Club , South Bay Amateur Radio Club, Marin County Amateur Radio Club , North Bay Amateur Radio Club, Mount Diablo Amateur Radio Club, Reno Amateur Radio Club, Rio City Club Rádio Amador, Telefone N6ICW Club Radio Pioneer e repetidores de Contra Costa .

Northridge, California Earthquake , 17 janeiro, 1994

O desastre mais caro nos Estados Unidos foi o terremoto em Los Angeles em janeiro de 1994 . No Northridge (Los Angeles) terremoto , foram 57 pessoas mortas, 1.566 internados 58 feridos. Foram mais de 2000 casas destruídas , 32.000 unidades do apartamento danificado, e mais de 6.000 casas móveis danificados. O prejuízo material foi estimado em cerca de US $ 20 bilhões.

O dano foi causado por uma vasta área de Los Angeles e Ventura municípios . Foi uma sorte que tão poucas pessoas foram mortas , considerando que muitas pessoas foram feridas e tantos apartamentos , casas e casas móveis foram danificados. A Cruz Vermelha americana estabeleceu rapidamente cerca de 40 abrigos para abrigar as vítimas do terremoto . No entanto, inicialmente, apenas cerca de 5.000 pessoas se inscreveram para permanecer nos abrigos da Cruz Vermelha , que eram em sua maioria de edifícios escolares, enquanto mais de 20.000 outros, na maior parte do México, estava dormindo em parques públicos , em tendas improvisadas . Os danos para o sistema de auto-estrada de Los Angeles causou enormes problemas . Estima-se que mais de 300 mil carros por dia usou a auto-estrada Santa Monica , antes do terremoto . Desde californianos na área de Lx Angeles ~ não tem transporte de massa , no entanto, os seus automóveis e rodovias são incrivelmente importante para eles. O sistema de ajuda mútua trouxe muitos bombeiros e policiais para ajudar a dar resposta ao terremoto . Federal Especializada pesquisa urbana e equipes de resgate foram enviados ao Los Angeles para ajudar a resgatar pessoas presas por colapso de prédios e estacionamentos . equipas de emergência médica Federal com os hospitais portáteis chegaram, uma vez que vários hospitais da região , não só não pôde fornecer ajuda médica para os milhares de residentes ferido, mas teve que ter seus próprios pacientes evacuados em outros lugares por causa dos danos às suas construções.

Um relatório publicado no QST deu algumas contas pessoais de heroísmo presunto na sequência do sismo de Los Angeles ( Palm , 1994). O San Fernando Secção Coordenadora de Emergência activado o ARES van comunicações de emergência no hospital de San Fernando para comunicação com hospitais da região. O Los Angeles Secção tinha mais de 100 radioamadores voluntários para serviços de comunicação. Outro posto check-in com o DX Southern California repetidor Club e foi capaz de retransmitir um relatório ao líquido do Xerife desastre que um gás de alta pressão principal havia rompido em Mulholland Drive. Durante os primeiros dois dias, ele teve que usar seu próprio gerador de energia de emergência uma vez que não havia eletricidade em San Fernando Valley. Utilizando 20 metros, ele foi capaz de retransmitir a cerca de 300 mensagens antes de serviço de telefonia foi restabelecido para a área de 818.

Setenta operadores ARES ligados por rádio com o ARRL Ventura é coordenador de emergência após o terremoto 04:31 AM . A maioria deles foram designados para fornecer comunicações para abrigos da Cruz Vermelha. Havia mais de 4.000 mensagens enviadas em San Fernando e Santa Clarita Vales de packet radio .

Um posto em Arkansas sintonizado com 14,245 MHZ depois que ele ouviu sobre o terremoto na notícia e encontrar alguém no Estado de Washington agindo como controle net. A banda foi desaparecendo assim que ele terminou como o controle geral e manipulados 517 mensagens antes de ligar a rede sobre a outra pessoa.

Fonte: http://comspark.com/esarc/hamradio/roleindisasters.htm

 

EM AGOSTO DE 2009 MORRERAM 74 PESSOAS NAS ESTRADAS PORTUGUESAS. REDUZA A VELOCIDADE! MATE ESTE DRAMA!

 

 

ANARPROCIV - Associação Nacional de Radioamadores em Proteção Civil

CS5-APC
tel. | 212 471 665     tlm. | 967 527 112, 932 125 112, 910 300 112
morada | Largo Alvaro Pinheiro Rodrigues, 7 R/C B - 2790-471 Carnaxide
e-mail ANARPROCIV <http://sites.google.com/site/radioamadoresprotecaocivil/>  | cs5apc.anarprociv  gmail.com

 

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100814/7c9f0f7a/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER