ARLA/CLUSTER: Ordem superior termina com o Projecto NavPT

Afonso Marques amarques efacec.com
Sábado, 7 de Agosto de 2010 - 23:27:19 WEST

Colega António Vilela,

Muito grato pela explicação sobre o tema em discussão , o projecto NavPT.

Por tudo o que me foi informado e pelo que  foi dado analisa, eu reteria 3 aspectos :

-O projecto é um bom exercício técnico, quer do ponto de vista de software , quer do ponto de vista de telecomunicações. Um Radioamador ( escrevi propositadamente com maiúscula) estará  à vontade para dominar a parte de telecomunicações - recepção - mas profissionais da área também o estarão, porque o mundo das radiocomunicações não gira só à volta dos radioamadores.

- O projecto para gente deste meio é curioso , Falo por mim porque fui lá uma duas ou três vezes , mas a partir disso , sinceramente não vejo as mínima utilidade no seu uso, em termos práticos.

- Em termos de difusão pública , permito-me opinar que contraria o estabelecido na lei , em particular , por exemplo o estipulado no artigo 194º do Código Penal, que refere:

Artigo 194.º - Violação de correspondência ou de telecomunicações

       1 - Quem, sem consentimento, abrir encomenda, carta ou qualquer outro escrito que se encontre fechado e lhe não seja dirigido, ou tomar conhecimento, por processos técnicos, do seu conteúdo, ou impedir, por qualquer modo, que seja recebido pelo destinatário, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias.
       2 - Na mesma pena incorre quem, sem consentimento, se intrometer no conteúdo de telecomunicação ou dele tomar conhecimento.
       3 - Quem, sem consentimento, divulgar o conteúdo de cartas, encomendas, escritos fechados, ou telecomunicações a que se referem os números anteriores, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias.

Faço notar que não estou a discutir a bondade da lei , apenas refiro que é a lei que temos e por isso temos que a cumprir , e pelo facto de não gostarmos dela , ou por ser contrária aos nossos desígnios , não vamos apelidar de retrógrados , incompetentes , reaccionários, insensíveis tecnológicos , etc,etc,, quem a aplica e a faz cumprir.

Confesso que não percebi bem a ligação que o colega António Vilela faz entre radioamadores , pilotos e controladores . Para mim a única característica comum é que são seres humanos, e todos usam o microfone, uns mais que outros , nada mais.

E é isto que eu penso , mas admito estar errado e ser retrógrado.

Um abraço

Afonso Marques -- CT1RH

PS- Estou ligado por profissão às telecomunicações  e fui escolher um hobby ligados às ditas . Já é masoquismo...