ARLA/CLUSTER: A origem das letras CT dos nossos indicativos

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Agosto de 2010 - 19:36:10 WEST

Boas.
Não sei se foi mesmo assim.
Antes de haver CT, os indicativos eram P1, para Portugal, P2 para Açores e
P3 para Madeira.
Quando houve uma distribuição internacional de prefixos, coube-nos a série
de prefixos CQA a CUZ, o XX acho que só veio depois, e tivemos de abandonar
o prefixo P..., que agora pertence a a vários países que não o nosso.
Pelo que ouvi antes de ontem na Antena 1, as rádios de broadcasting
primitivas também tinhas indicativos como os nossos ex: P1AA, que depois
ficou CT1AA.
Mais tarde, CT+Numero ficou exclusivamente para radio-amadores e as estações
de rádio broadcasting passaram a ser CS.
Não disponho de informação cronológica, mas no essencial julgo ter sido
assim, ou seja o CT era pau para toda a obra.

73
Matias
CT1FFU