ARLA/CLUSTER: Na minha humilde opinião o Dstar tem futuro...

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 28 de Abril de 2010 - 16:50:03 WEST


Boa tarde colega Mário Osório, CT2HTM.

Subscrevo totalmente a sua opinião e permita-me somente um acrescento neste paragrafo.
" As potencialidades são enormes, e num país de pequena dimensão como o nosso bastavam meia dúzia de repetidores VHF no continente e outra meia dúzia nas regiões autónomas para termos o país coberto!" 

O meu acrescento:
"... repetidores VHF, respeitado o plano de banda da IARU R1, no continente e outra meia dúzia nas regiões autónomas para termos o país coberto!" 

Tal como está a acontecer nos restantes países mencionados, é URGENTE equacionar-se a desactivação em Portugal, se necessário, de repetidores analógicos e a sua substituição por repetidores digitais em VHF, MANTENDO intocado o plano de banda predefinido pela IARU Região 1.

Penso muito sinceramente, que a não acontecer esta premissa, então a solução é coloca-los em UHF e mais uma vez me repito, MANTENDO intocado o plano de banda predefinido pela IARU Região 1.

Como é que alguém pode ter a veleidade em Portugal, de invocar a atenção de um colega espanhol, por manter um QSO utilizando os 145,575 MHz em FM...!?

Relembro que o primeiro repetidor D-Star em VHF a trabalhar em Espanha, encontra-se a funcionar desde Barcelona, no canal RV62, ex - R7, saída em 145,775 MHz.

Imaginemos agora o contrario...o que diríamos nós aos colegas espanhóis!? 

Definitivamente e se queremos ser respeitados, devemos, antes de tudo, respeitar as recomendações internacionais, pois o reverso é a anarquia.


João Costa, CT1FBF
________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Mário Osório
Enviada: quarta-feira, 28 de Abril de 2010 15:31
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Repetidora CQ0UREP em testes.




Boa tarde

Caros colegas, opiniões são opiniões. Na minha humilde opinião o Dstar tem futuro, basta ver os países onde está implementado a sério,como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, o Japão ou mesmo a Austrália. Em Portugal a adesão tem sido enorme, basta consultar os log's online, imagine-se quando as outras marcas começarem a fazer concorrência!  Se forem ao site (dstarusers.org) podem ver o crescimento a acontecer a nível global! As potencialidades são enormes, e num país de pequena dimensão como o nosso bastavam meia dúzia de repetidores VHF no continente e outra meia dúzia nas regiões autónomas para termos o país coberto! É inevitável que o futuro caminhe para a digitalização (DRM, DAB, etc), já para não falar nos SDR's. Por mais resistência que possa existir, a rádio e o radio amadorismo serão assim! 

Cumprimentos

73's de CT2HTM

Mário Osório





Mais informações acerca da lista CLUSTER