ARLA/CLUSTER: VE7BHQ antenna table

Antonio Matias ct1ffu gmail.com

2010/4/28 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

>  Boas Pedro
> Também ando ás voltas com a impedância das antenas!!!
> Por exemplo a G4CQM 7 com uma impedância de 50,7 ohm tem um vswr de
> 2,31:1, a G0KSC 8LFA tem uma impedância de 50 ohm e um swr de 1,24:1, é
> fácil concluir que o Z não é a impedância da antena, mas sim a resistência
> de radiação. Como chegam ao swr não sei, mas gostava de saber!
> Pelas formulas do circuito RL serie não deve ser pois à frequência de
> ressonância a antena apresentava uma impedância igual à resistência de
> [...]
A  VSWR é a largura de banda
Assim sendo isso quer dizer que as antenas do G4CQM  1 Mhz  ao lado têm um
SWR de  1:2.3
e as do G0KSC tem um SWR de 1:1,2

>  As antenas com bandwith curto são as chamadas antenas de highQ.

Quem as desenhou só teve o objectivo de puxar  o ganho ao máximo.

>  Antenas assim são muito criticas e normalmente o que acontece quando são
> montadas nas torres, ficam fora de sintonia.

A largura de banda é um factor muito importante, mas exige que se sacrifique
> algum ganho.

Como uma antena tem de ser analisada por vários factores, assim surge a
norma G/T
que é um calculo efectuado onde se engloba todas as características de uma
antena

73
Matias