ARLA/CLUSTER: Tradução do artigo: O futuro do radioamadorismo está na Juventude. (Hans Blondeel Timmerman, PB2T - Presidente da IARU Region 1 )

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 27 de Abril de 2010 - 15:46:22 WEST


 Devido à extrema importância do artigo em questão, o nosso colega Miguel Andrade, CT1ETL abdicando do seu intervalo de almoço, disponibilizou uma tradução livre do mesmo. 

Assim, os colegas que não dominam o inglês, podem e devem tomar conhecimento desta mensagem, que nos interpela e aponta caminhos para o nosso futuro comum.

João Costa, CT1FBF.

**************************************************************************************** 


O Futuro do Radioamadorismo está na Juventude. Por Hans Blondeel Timmerman ( PB2T ), Presidente para a Região 1 da IARU

O futuro do Radioamadorismo está nos jovens e temos que nos adaptar, se os queremos atrair.

Esta foi em suma a mensagem do Presidente para a Região 1 da IARU, Hans Blondeel Timmerman, PB2T, ao endereçar umas palavras durante a sua prelecção, após o jantar na cerimónia de atribuição de prémios, que teve lugar em Porto Elisabete, na noite passada, promovida pela South African Radio League ( a organização equivalente à Rede dos Emissores Portugueses na África do Sul ).

Referiu que as motivações dos jovens para se tornarem Radioamadores, nas nossas gerações, eram muito diferentes das da geração actual.

O que nos interessava naquela época já não entusiasma os jovens actuais, afirmou Timmerman.

Continuou ainda o seu discurso afirmando : " O meu conselho é não insistirmos muito através do que nós conhecemos e gostamos na rádio, abdicando de algumas situações e deixando os actuais jovens aproximarem-se através do que mais simpatizam. O interesse da actual geração é de cariz mais audiovisual. Eles estão igualmente interessados em novas tecnologias mas, por outro lado, estão habituados e gostam que as novidades aconteçam mais rapidamente ".

" As associações podem contribuir mais para promover o Radioamadorismo. Para cativarem a juventude podem iniciar uma secção júnior com um jovem a liderá-la. Devem concentre-se sobretudo no audiovisual e nas novas tecnologias ".

" O Radioamadorismo deve ser promovido junto dos jovens como uma arte ( no sentido de técnica ) mas simultaneamente como uma ciência, diferenciando-o bem da Internet e dos telemóveis. Os associados das gerações actuais devem disponibilizar os recursos de apoio e as tecnologias, mas deixarem a criatividade dos jovens manifestar-se sem limitações. Precisamos urgentemente de uma nova atitude ".

Timmerman, comentou que na vanguarda da regulamentação que, a IARU e as associações nacionais, devem ter sempre em mente a justificação das nossas necessidades de espectro. 
" Concentre-se nas Comunicações de Resposta à Emergência que os radioamadores ainda podem prestar. A sociedade necessita de pessoas tecnicamente qualificadas, temos de cativar os jovens nesse sentido. Temos de produzir literatura sobre o nosso conhecimento técnico e voltar a participar na investigação científica".

Em resumo, a juventude é o nosso futuro. Timmerman salientou que devemos continuar orgulhosos das nossas conquistas e que o Radioamadorismo ainda está vivo - mas, de forma alguma devem os radioamadores sentarem-se à sombra do passado e esperarem sentados. 

Podemos fazer muito melhor !

Fonte: South African Radio League ( SARL )


73's de CT1ETL - Miguel




Mais informações acerca da lista CLUSTER