From: "João Gonçalves Costa" <joao.a.costa  ctt.pt>
To: <pribeiro-ham  net.ipl.pt>; "'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'"
<cluster  radio-amador.net>
Sent: Monday, April 26, 2010 1:35 PM
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Tabela de funções atribuídas às sub-faixas do
espectro amador

Prezados António Matias (CT1FFU)e Pedro Ribeiro (CR7ABP)

Feliz ou infelizmente, eu vou mais por esta ultima hipótese, existem
especificidades nacionais significativas em relação às regras gerais da IARU
cobertas pela alínea i), apresentada no anexo 6 do Q.N.A.F. e que refere -
os modos de emissão e as larguras de faixa utilizadas deverão seguir o
recomendado pela IARU em tudo o que não prejudique a legislação aplicável e
em particular os  planos de frequências para determinadas faixas definidos e
publicitados pelo ICP-ANACOM.

Assim e no caso das faixas atribuídas aos repetidores D-Star em VHF em
Portugal, o ICP-ANACOM, como tem vindo a ser noticiado nos Boletins
Informativos da A.R.B.A. - Associação de Radioamadores da Beira Alta,
determinou e reservou um plano de frequências NACIONAL para as entradas
entre 144,925 a 144,990 MHz e saídas entre 145,525 a 145,594 MHz.

Assim, entre 144,925 a 145,194 MHz e de 145,525 a 145,793.5 MHz são em
Portugal reservadas para as entradas e saídas de repetidores digitais e
analógicos em 2m, devendo ser obrigatoriamente evitadas estas faixas para os
contactos em "simplex". Para todas as restantes faixas atribuídas à fonia em
FM na banda de 2m, devem todos os utilizadores usar sempre "FM Narrow",
especialmente nos canais segmentados de 12,5 em 12,5kHz entre 145,212.5 a
145,512.5 MHz.

Os planos de banda em VHF e superiores, da IARU Região 1, podem ser
consultados no VHF Handbook Versão 5.40 disponíveis em:
http://www.iaru-r1.org/index.php?option=com_remository&Itemid=173&func=fileinfo&id=178

João Costa, CT1FBF