ARLA/CLUSTER: Lte - Está a chegar a quarta geração dos telemóveis.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010 - 13:03:09 WEST


[http://www.plugmasters.com.br/sys/content_images/426/t7-i1.jpg][http://www.althos.com/sample_diagrams/ag_UMTS_LTE_System_Overview_low_res.jpg]
                                                                                        UMTS LTE System Diagram

A operadora da Portugal Telecom demonstrou ontem a nova tecnologia que pretende comercializar a partir de 2011

A primeira chamada telefónica de quarta geração foi ontem efectuada publicamente entre o computador portátil de Luís Alvarinho, da TMN, e Hugo Séneca, jornalista da Exame Informática.

Apesar do fraco conteúdo - pouco foi dito - fica para a história como a primeira chamada realizada em público com a nova tecnologia LTE (Long Term Evolution), que a operadora da Portugal Telecom demonstrou e pretende ter disponível comercialmente a partir do final de 2011.

A LTE é a evolução para a próxima geração tecnológica nos telemóveis, "é a fibra [óptica] no móvel", exemplificou Alfredo Baptista, administrador da PT, pelos elevados débitos que proporciona nos dispositivos móveis, só comparáveis aos desenvolvimentos com a fibra óptica na rede fixa.

Depois do GSM dos anos 90 e das evoluções seguintes (GPRS ou 2,5G, terceira geração com UMTS e melhoramentos desta com a tecnologia HSPA ou 3,5G), a quarta geração aposta na tecnologia LTE.

Nos testes efectuados pela TMN, incluindo transmissão de vídeo em alta definição ou acesso ao videoclube Meo, os débitos rondaram os 100 MBps (megabits por segundo).

A LTE assegura esses valores de download, cerca de metade no upload (pedidos aos servidores a cujos conteúdos se quer aceder) e ainda uma menor latência. Num jogo online, por exemplo, as acções executadas pelo jogador são rapidamente executadas e visualizadas. O mesmo ocorre na recepção de vídeo, porque o download acelera o armazenamento dos conteúdos no próprio computador com placa LTE ou no telemóvel, agilizando a visualização.

Em termos técnicos, a transição para a 4G não é complicada porque "é feita por activação de software nas antenas actuais", refere Alfredo Baptista, mas apesar de ser uma "solução madura" há questões "essenciais" a resolver como a falta de terminais a preço acessível e o espectro radioeléctrico disponível.

Embora algumas frequências possam ficar disponíveis em 2011, há outras que só serão libertadas quando do switch off da televisão analógica para a digital, em Abril de 2012.

Quanto à concorrência, Luísa Pestana, da Vodafone, assegurou ao DN que "já há vários meses que a empresa tem estado a testar a LTE em Portugal, com vários fabricantes, em ambiente real". Já a Optimus revelou em Fevereiro ter escolhido a ZTE para efectuar a migração da sua rede para LTE.

A PT vai também efectuar testes de LTE no Brasil durante este ano, usando a operadora Vivo, que detém em parceria com a espanhola Telefónica - operadora que ontem revelou continuar a investir na sua rede móvel para atingir os 42 Mbps no espaço de três anos.

Fonte: DN Ciencia.

Mais informação em: http://tmn.blogs.sapo.pt/148888.html
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100422/201111cc/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER