ARLA/CLUSTER: Pedido de ajuda para repetidor para 1,2 GHz

João Paulo Saraiva Amaral Encarnação joao.paulo.saraiva.amaral gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010 - 11:42:24 WEST

Caro Colega

Muito pertinente a sua intervenção. Sim o objectivo fundamental é de facto a
aplicação em emergência, fugindo às faixas saturadas em caso de grave
incidente, e o VHF alto é disso exemplo porque como sabe comporta bombeiros,
Câmaras, Proteção Civil, ...  é interferido em algumas frequências por
batimento de canais do SIRESP, etc... Dai surgiu a ideia de fazer algo
alternativo em banda menos saturada, contudo ontem fui alertado por um
colega de que o 1,2 está saturado de aplicações domesticas e industriais
tais como camaras de video vigilância, sistemas de comando remoto, e muitas
outras, pelo que a informação recolhida até agora não me assegura a
fiabilidade do "investimento". Outra alternativa seria os 50MHz, contudo
em PORTUGAL está limitado e não são presvistos repetidores naquela banda.
Assim sendo pondero agora outra possibilidade a de um repetidor privativo em
canal nacional exclusivo em VHF Baixo 30 a 50MHz a disponibilizar aos
membros da associação de radioamadores a que pertenço, mas tudo isto são
apenas ante-projectos em fase de desenvolvimento.