ARLA/CLUSTER: Pedido de ajuda para repetidor para 1,2 GHz

pmafer pmafer gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010 - 11:11:20 WEST

Caro colega João,

Queria apenas questionar se o repetidor em causa terá aplicação em termos de
possível emergência.

Coloco esta questão pois sou de opiniao que esta banda é um pouco complicada
para se trabalhar, tanto em termos de equipamentos (embora existam vários
colegas com um bom domínio de equipamentos "homebrew") como em termos de
dificuldade das próprias comunicações.

Sou de parecer que as comunicações mais fiáveis em termos de emergência
deveriam ser promovidas em VHF onde não se encontram dificuldades de
maior na parte técnica, e também da opinião que a simplicidade em comms de
emergência corresponde a uma maior eficácia.

Já no campo da investigação (amadoristica) acho muito boa ideia a promoção
do estudo da capacidade desta banda, embora como já foi referido ainda ser
uma incognita se a mesma será utilizável no futuro para serviço de amador.

73's de Paulo
2010/4/21 João Paulo Saraiva Amaral Encarnação <
joao.paulo.saraiva.amaral  gmail.com>