ARLA/CLUSTER: ClienteDX 0.1 - Um cliente "telnet" para DX Clusters de ct1enq.

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt

Obrigado eu a todos, pelo interesse e comentários.

Há mais de um ano que andava para fazer um log para concursos mas
questões pessoais mantiveram-me, e mantêm, bastante ocupado. Entretanto
lembrei-me de fazer esta aplicação. Foi feita em poucas horas e o
intuito foi conseguir avançar com alguma coisa e motivar-me a continuar.
Por mais engraçado que possa parecer, no mesmo mesmo dia que
disponibilizei o cliente a TRD anunciou o Logger :) Ainda bem e parabéns
a eles também!

O facto da aplicação ser "grande" (em tamanho) deve-se ao facto de a
parte gráfica ter sido desenvolvida utilizando o GTK+, como tal é
necessário acompanhar a aplicação como o "GTK+ Runtime". A aplicação em
si é pequena.

Existe a possibilidade de instalar o GTK+ Runtime à parte e tirar
proveito das imensas aplicações que existem para Linux, em ambientes
Windows. Por exemplo, GIMP, Pidgin, Firefox3, etc... (muitos destes
fazem com eu fiz para terem a certeza estará "instalado").

Este ClienteDX funciona em Linux (Fedora, Ubuntu e afins (baseados no
Gnome ou outros com GTK)) embora, para já ainda não esteja a
disponibilizar nenhuma versão pública.

A versão disponibilizada pode funcionar em Linux através do "Wine".

Conforme referi, existem alguns bugs e palavras que não estão traduzidas
(devido às definições regionais do "Runtime" que convertem
automaticamente os botões embebidos (OK, Cancel, About...) em Inglês em
vez de Português).

Estou a ver se resolvo isso assim como tirar proveito da utilização do
GTK+, como por exemplo, escolher temas gráficos que modificam aspecto da
aplicação de forma muito simples). (Ver exemplos de temas aqui:
http://art.gnome.org/themes/gtk2 )

Tenho muitas funcionalidades pensadas mas só o tempo dirá se as
conseguirei implementar. Quem quiser pode dar sugestões :) mas não
garanto nada.

73 de ct1enq