RE: ARLA/CLUSTER: Petição Online : Queremos o CT4RK de volta à lista

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt
Terça-Feira, 20 de Abril de 2010 - 21:25:47 WEST


Boa Noite a todos.

Ainda voltando ao cabos, venho partilhar uma experiencia passada há poucas horas.

Então, tinha eu colocado um cabo novo em funcionamento, para que a estação pudesse ter redundância a nível de baixada e antena, (em caso de anomalia de algum elemento radiante ou cabo), e tudo estava a correr na perfeição, até a diferença de fase entre os cabos era apenas de 0.23º.

Como se tinha conseguido este valor ao 2º corte do cabo, nem se mexeu mais, ficou com uns métritos (+- 5m)  a mais mas estava "porreiro".

Pois é, estava! (pensava eu ) só que na grande Lisboa o sinal só tinha descido cerca de 5Db e na zona de Sintra (lá no alto da serra ) pura e simplesmente desaparecera.

E agora o que fazer? Ainda se encontrou um erro por motivo de se ter introduzido uma barreira de gáz (para se poder pressurizar o cabo), mas feita a correcção nada se manifestava no sentido da melhoria de sinal.

Após algumas consultas sobre o divisor de potencia 1X 50 ohms /2X 50 ohms (não fosse ele ter alguma diferença de fase entre as portas de saída) mas nada tudo estava correcto.

Até que se fez luz.

Então verifica-se que neste tipo de situações, nunca se deve ter cabos com comprimentos diferente a alimentar mais do que uma antena ou mais do que um grupo de agregados de antenas por uma razão simples.
Quando se substitui uma baixada simples por duas baixadas colocando o divisor dentro de casa, os cabos tem forçosamente de ser iguais, para que a RF chegue ao mesmo tempo ao ponto de alimentação das antenas, e isto nada tem a ver com a fase dos cabos, pois a fase repete-se de comprimento de onda em comprimento de onda.

Para complicar mais a coisa o cabo adicionado embora igual, (1"5/8) não era da mesma marca (um era Andrew outro era RFS) .
Resultado, o factor de velocidade era diferente, logo já não podia ser igual outra vez.

Mais contas e lá se consegui acertar a coisa.

Deu luta mas o serviço ficou novamente reposto com sucesso.

Obrigado pela paciência em lerem

73`s
CT1AED
Manuel Artur


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100420/e607623a/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER