ARLA/CLUSTER: Continua a aumentar o n.º de licenças de radioamadorismo no Reino Unido. (e em PT?)

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt

Os valores dos gráficos do ICP-ANACOM correspondem, praticamente, à
evolução do número de utentes durante a vigência do dec.-lei 95.

Percebe-se facilmente que o número de Amadores de classe A baixou um
pouco, B com Morse, apesar de um ligeiro aumento inicial também baixou.
No entanto o número de utentes de Classe B e C aumento bastante.

Não diria que se mantiveram estáveis desde 2002, pois desde essa data o
número de utentes:

Classe A - Diminuiu 10%  (Quase 20% desde o seu pico em 1998 (segundo os
dados expostos))
Classe BM - Diminuiu 14% (Máximo registado em 2002)
Classe B - Aumentou quase 20% (desde 2002 e quase 50% desde 1998)
Classe C - Aumentou 35% (desde 2002 e uns aceitáveis ~2500% desde 1996)

Ou seja, facilmente se percebe que o interesse em evoluir é só em
teoria. Casos pontuais minimizam a descida dos números da Classe A e BM,
devido aos que desistem ou passam a SK ("Silent Key").

Acredito também que os números da Classe B e C tiveram um aumento ainda
mais significativo nos meses que antecederam a entrada em vigor do novo
decreto.

Também foi facilmente percebido que aqueles que mostraram menos
interesse foram os que mais regalias obtiveram com o novo decreto.

Além disso o ICP-ANACOM ainda teve o mérito de retalhar a atribuição de
indicativos nacional, beneficiando em larga escala os Açores, de seguida
a Madeira onde o número de utentes é cerca de 10% e 5%, em relação ao
continente, respectivamente.

E foi para isto que eles demoraram tanto tempo a decretar... e houve
quem tenha dito que foi um trabalho bem feito.

73 de ct1enq