ARLA/CLUSTER: EME Arecibo + DL6WU

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sábado, 17 de Abril de 2010 - 20:27:35 WEST

Há bocado, com uma Yagi bastante desadequada estive a apontar para a
zona onde deveria estar a lua (pelos meus cálculos à altura deveria
estar uns 15º a sul do sol e uns 35º acima), infelizmente as núvens que
tinha por cá não me davam linha de vista para apontar e provavelmente
também contribuiam bastante para a atenuação do sinal.

Tinha um VCO em FM outro em SSB sobre os 432,045 MHz (o de USB fui
variando uns 1~2KHz em volta, para maior tolerância a erros dos
osciladores).

Pareceu-me ouvir uns tons de CW, mas, mais que isso, ouvi em FM durante
uns 10s uns colegas a dizerem o indicativo com pronuncia Portuguesa, não
consegui perceber o indicativo.

Estas emissões não são supostamente em USB e CW?
As emissões não são supostamente 5KHz acima, nos 432,050?

Vou voltar para a limalha de alumínio e tentar acabar a Yagi DL6WU para
amanhã.
Preferia estar a fazer uma G0KSC que estão muito melhor documentadas,
mas elas exigem elementos isolados do "boom" e não tenho os materiais
necessários para tal.

Na DL6WU ainda não percebi bem como é feita a alimentação já que em
alguns locais falam em "folded dipole" mas o XLS de cálculo que tenho
parece dar a dimensões para um dipolo simples.
Alguém já construiu uma Yagi destas?
Com o material que tenho dava mais jeito ser "folded", mas será
complicado dobrar a vara à medida com os recursos mecânicos de que disponho.

É necessária alguma adaptação de impedância?
Pelo menos balun faz sentido ser necessário ...

73!

--
Pedro Ribeiro