ARLA/CLUSTER: Material "basico" para a minha "base", conselhos ...

José António ct1dqb gmail.com

A X-510 é muito boa para VHF, mas fraca para UHF. O elemento vertical
desta antena é composto por 3 uniões que a longo prazo costumam dar
dores de cabeça com as entradas de água.
Material Diamond original só numa loja online alemã começada por W,
noutras lojas estamos sujeitos a comprar material contrafeito (gato por
lebre).
RG-213 é muito bom quando aplicado até aos 30 megahertz, a partir dessa
frequência é melhor _começar_ a utilizar CO-22,  AIRCOM, etc. Os cabos
quando guardados não costumam ficar nas melhores condições, é necessário
tomar muito cuidado com a infiltração de humidade no interior, nota-se
menos degradação numa aplicação para os 80 metros, mas em utilizações de
frequências acima dos 15-20 megas esta já é bem notória.

73