ARLA/CLUSTER: Novo Regulamento inovador da CB em Espanha.

Radiophilo radiophilo gmail.com

O CB é sim senhor uma forma básica e simples da fazer contactos via rádio e
por isso mesmo é que é uma porta de entrada para o radioamadorismo. Talvez
não para todos, embora infelizmente nalgum momento já o tenha sido, mas pelo
menos para aqueles que querem e podem.
Não é preciso ser grande iluminado para perceber que a experiência
radioeléctrica proporcionada pela operação do CB é relativamente próxima da
que temos nas bandas de HF, e que isso é o suficiente para que alguns abram
os olhos e queiram alargar os horizontes. Quantos de entre nós não terão
começado no CB...

É verdade também que a maior parte dos operadores de CB não possuem
conhecimentos suficientes para obter uma licença de radioamador, mas
felizmente a ignorância é uma condição curável, mesmo até quando se é
possuidor de uma licença de CB.
Aqui os radioamadores mais velhos, através ou não de uma associação, têm um
papel a cumprir. Devo os meus conhecimentos e prática de código Morse, e
consequente ascensão à Classe A, a alguns colegas mais velhos que pela
paciência, encorajamento e ensino me levaram a dominar semelhante "fera",
isto num curso organizado pela ARVM, que aqui aproveito para saudar.

Essa tal frustração de algumas figuras "gradas" do CB (da qual sou também
testemunha) tem encontrado aqui tão forte e assanhada contrapartida que
chega a parecer irracional.

Quanto à moderação, não tenho nada a dizer. Falar de CB, fazer informações
incorrectas ou citar a Biblia são tudo coisas normalmente feitas pelas
pessoas de bem, e que tenham alguma cultura.
Aqueles, como eu, que se queiram curar da sua ignorância, mesmo que tenham
um indicativo de radioamador, fariam bem em aproveitar estas conversas para
aprender alguma coisita.

Esta discussão recordou-me um programa nocturno de humor que vi há tempos na
TV. O humorista esclarecia a audiência sobre uma qualquer figura pública,
dizendo que o segredo desta para parecer sempre mal disposta era comer todos
os dias ao pequeno almoço uma dieta de pickles com molho de iscas. Dá azia
só de imaginar, apre!

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ