RE: ARLA/CLUSTER: O que é o ARDF?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010 - 17:49:48 WEST


Boa Tarde colega Eduardo Arraia, CT1EEW.
 
Que eu tenha conhecimento existe um grupo que se dedica quase em exclusivo ao tema, Radio-localização em Portugal, e que por acaso até são nossos vizinhos no mesmo servidor do radio-amador.net...!?

Mais informações em Radloc -- Radio-localização - Lista de discussão de assuntos relacionados com radio-localização, também conhecida como caça à "raposa" e caça ao emissor. Serve nomeadamente para combinar as próximas provas de RadLoc http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/radloc
 
João Costa, CT1FBF


________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Eduardo Arraia
Enviada: sábado, 10 de Abril de 2010 12:52
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: O que é o ARDF?



Bom dia,

 

Ora aqui está uma coisa muito interessante para os radioamadores fazerem!

(Em vez de alguns virem com proposta sem nexo para se meterem no trabalho dos outros.) 

 

Alguém tem alguma ideia ou proposta para se organizar uma coisa destas?

 

Cumprimentos

Eduardo A.

CT1EEW - CT01110

NavPT Project <http://www.navpt.com/> 

 

 

 

 

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: sexta-feira, 9 de Abril de 2010 13:16
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: ARLA/CLUSTER: O que é o ARDF?

 

ARDF

	

Programa de Rádio-Orientação

	


	
 

	

O que é o ARDF?


  ARDF significa Amateur Radio Direction Finding ou em português Radiolocalização. É uma disciplina de rádio orientação, dirigida para o lazer e competição desportiva em todo o terreno que se pratica na companhia de colegas, familiares e amigos, através de passeios pedonais. As actividades realizam-se em parques urbanos, parques florestais, reservas naturais e em convívio com a Natureza.
   O ARDF é uma combinação muito saudável entre corrida de orientação e exercícios de rádiolocalização de balizas emissoras.


 <http://www.amrad.pt/ardf_seq_fotos.png> 


   A prática da actividade de ARDF está centrada na localização de rádio-balizas que são estrategicamente dissimuladas, num total cinco balizas de rádio, dispostas em locais florestados, distanciados entre si cerca 500 a 1.000 metros. Estas rádio-balizas transmitem na mesma frequência, sequenciadas no tempo e identificadas através de um indicativo específico que permite o seu reconhecimento.


   Os concorrentes são conduzidos a uma linha de partida. Cada um deles dispõe de um receptor e de uma bússola. Aquando da partida, o organizador entrega-lhes um cartão de validação, que servirá de prova para a identificação de cada uma das rádio-balizas em prova. O concorrente deve dispor ainda de uma carta do local à escala.


   É a través dos sinais de rádio que o concorrente recebe no seu receptor, que ele procura localizar e identificar a baliza, procurando nos locais assinalados por diferentes traçados assinalados no mapa da prova.


   O mapa serve para que alguns concorrentes possam estabelecer algumas estratégias de orientação, contornando obstáculos impossíveis, que não podem ser percorridos directamente na busca e validação das rádio-balizas.


   O vencedor será aquele que conseguir encontrar o maior número de balizas, durante o menor período de tempo da prova, cujo limite está definido. Uma prova em média tem a duração limitada aos 120 minutos. A competição comporta geralmente duas provas: uma dedicada à radio-localização na faixa de frequências dos 3.5 MHz, e outra para a faixas de frequências dos 144 MHz.
 



Fonte:  AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.





Mais informações acerca da lista CLUSTER