Re: RE: ARLA/CLUSTER: Falar no Rádio, PRÁTICA e ÉTICA

António Matias cr5a.contest gmail.com
Sábado, 10 de Abril de 2010 - 12:22:17 WEST

Bom dia.
Sempre me educaram que apontar erros ao outros ou corrigir as pessoas é
feio.
A menos que tenhamos a tarefa de educar  pessoas, claro está, e aí há
obrigação, mas só aí.
Como os radio-amadores não são nem pais nem professores uns dos outros(
salvo excepções), não fica bem a ninguém apontar os defeitos ou erros do
outro.
Cada um que se corrija a si mesmo, e aprenda com os erros dele e
 se possível com os dos outros.
Como aqui foi largamente publicado, a  ética, boas maneiras, pratica, etc, é
passada dos mais velhos para os mais novos através dos exemplos.
Não pode ser por imposição nem moldagem, é por demonstração.
Dai que concordo que a responsabilidade do radio-amadorismo desvirtuado que
temos é dos radio-amadores velhos, não dos novos.
Os radio-amadores velhos, abandonaram a sua tarefa de serem referencias para
os mais novos.
Em tempos não muito distantes  amadores novos, vieram para as bandas que se
encontravam despidas  de CT's.
Assim, sem referencias nem exemplos, cresceram e organizaram-se em novos
sistemas de comunicar muitos destes sistemas, com embriões no CB.
 Agora, meus amigos, não há volta a dar.
Cada um, que olhe por si, seja exigente consigo próprio: evolua eticamente,
socialmente, tecnicamente que faz muito bem, demonstre-o nas bandas, que  é
a melhor maneira de começar a ter  outros a segui-lo!

Matias

CT1FFU-CR5A