RE: ARLA/CLUSTER: Zenner para reparação de TS2000

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt
Sábado, 10 de Abril de 2010 - 09:38:29 WEST

Bom dia.

Pela descrição apresentada, (não conhecendo eu o equipamento, nem tendo o esquema) tudo leva a pensar que será o referido diodo que está em C.C.
Senão vejamos.
Havendo outro componente que estivesse danificado, condensador ou transístor, a referida corrente fornecida pela fonte não se iria escoar para a massa pelo diodo mas sim pelo componente que esteja em C.C.

Logo,  se é que esse diodo está ligado em paralelo com a fonte, e se quando se liga a fonte ele aquece em demasia, logo a corrente está a passar é por ele, e  isto implica que os outros componentes nem sequer são alimentados porque o diodo não deixa passar a tensão para a frente (enquanto estiver em curto).

Portanto e para finalizar (e repito não conhecendo o esquema ) enquanto não retirar o diodo do circuito nada feito.

73´s
CT1AED
Manuel Artur
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De Pedro Ribeiro (CR7ABP) [pribeiro-ham  net.ipl.pt]
Enviado: sexta-feira, 9 de Abril de 2010 23:09
Para: Manuel Jesus
Cc: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Zenner para reparação de TS2000

Obrigado pelas sugestões, exactamente pela especificidade de
características que me apercebi ter o componente, não estava a querer
arriscar colocar um simples Zenner da mesma tensão (ou conjunto série
equivalente).

A minha interpretação da função deste, tendo em conta o local onde se
encontra aplicado, mesmo junto à entrada principal de energia na PCB
será de conduzir quando polarizado directamente (quando inverterem a
polaridade de alimentação) e queimar o fusível externo do cabo como
protecção evitando danos nos restantes componentes, ou, conduzir acima
da tensão de zenner para evitar que algum distraido ligue o equipamento
a tensões elevadas ou para suavizar picos de tensão produzidos por
transitórios de ligar/desligar de fontes de má qualidade.

Não consigo imaginar a situação que possa ter provocado o problema nem
tenho a informação de em que moldes terá ocorrido já que só agora tomei
contacto com o equipamento.

Não consegui perceber bem a sua teoria de ele estar neste momento a
actuar para proteger outros componentes, medi com um multímetro as
junções dos transístores de potência e à partida parecem-me normais.
Obrigado por me deixar "de pé atrás", talvez algum pormenor me esteja a
escapar.

O díodo aquece bastante após poucos segundos de alimentação
correctamente ligada, indiciando que a corrente é por lá que está a passar.

Medindo também a resistência entre os terminais de entrada da
alimentação na PCB (e junto ao díodo) a resistência e próxima de 0ohm,
em polarização directa e reversa do díodo ...

Cumprimentos e novamente um obrigado pela colaboração ...