Re: ARLA/CLUSTER: Zenner para reparação de TS2000

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sábado, 10 de Abril de 2010 - 01:55:44 WEST

Caro Ribeiro,

Poucas questões se enquadrariam melhor no espírito da lista, penso eu.

Dei uma olhada no manual do TS-2000, no esquema e no folheto que mandou.
O folheto indica que este zener é "apropriado para protecção de equipamento
electrónico automóvel". Ora o TS-2000 é um equipamento projectado para
operação em móvel, pelo que é possível que este supressor tenha sido
incorporado justamente para este efeito. Aliás, isto é consistente com as
características do mesmo:
- Tensão de polarização inversa máxima 18 Vdc
- Tensão de Zener 27 Vdc
- Potência máxima dissipada 3 kW

Suspeito que o componente possa ter queimado, seja por aplicação permanente
de uma tensão inversa superior a 18 V, seja por aplicação de uma tensão
directa, mesmo que relativamente baixa (Vfm = 1.2 V; Ifm = 6 A). Note que
uma tensão directa no diodo seria aplicada por inversão da polaridade de
alimentação do rádio. Não aprofundei a análise do esquema para ver que
outros mecanismos de protecção contra polaridades inversas existem, mas é
bem possível que haja outros danos em semiconductores.

Pode realmente acontecer que o estado de curto-circuito do diodo esteja a
proteger outras partes do circuito que possam já ter sido tocadas pela
avaria inicial.
Não lhe posso dizer o que fazer, mas posso dizer-lhe o que eu faria se o
rádio fosse meu. Eliminaria esse diodo do circuito e iria verificar a
condição da linha de +B em distintos pontos, sem aplicação de potência e só
com multímetro. Se tudo estivesse bem, então aplicaria potência e iria
testar as restantes funções do equipamento, incluindo a emissão. Mais tarde
então iria procurar substituto para o diodo.

Boa sorte para a reparação.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ

P.S.
Não desespere com os 2 anos (menos algumas semanas) de escuta forçada. Por
um lado há muitíssimas coisas interessantes para fazer e aprender apenas
escutando, e por outro pode ir transmitindo em estações alheias que possam
vir a cruzar-se no seu caminho.
Aproveite a oportunidade para fazer algo inteligente a partir de uma lei
estúpida.