RE: ARLA/CLUSTER: Zenner para reparação de TS2000

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com

Ok. Olá boa noite, colega Ribeiro!
Informo que o dito diodo se trata de um diodo supressor de voltagem cuja
tensão nominal é de 27 volts e actua entre tensões entre 24 e 30 volts, ou
seja o valor nominal é de 27 volts.

Penso que não será muito complicado arranjar em Portugal o dito, talvez e
isto sem publicidade na rua de S. José em Lisboa na casa Minitrom, mas se
não houver de 27 volts poderá ser um diodo supressor de tensão de 25 volts,
ou 2 em serie de 15 volts, ou 2 de 13 volts, para diferentes montagens
comprei o dito de 15 volts na casa mencionada.

Na altura em que precisei deste tipo de diodo, até era dificil arranjar este
tipo de diodo supressor de tensão mas agora é mais facil.
Este diodo não é propriamente um zener como certamente o colega sabe, embora
muitos o considerem como tal.

Este tipo de diodo tem a particularidade de entrar em condução e passar por
ele muitas centenas de amperes por um periodo curto de tempo, isto quer
dizer que o colega tem uma avaria talvez no transistor de saida, ou em um
outro componente e este diodo supressor de tensão encontra-se a escoar a
corrente do curto circuito que é exactamente a sua função.

Não deverá o mesmo ser cortado, nem desligado, pois a avaria é outra que não
no diodo, vá contanto coisas e estamos cá para colaborar.

73.

CT1AXZ
Manuel Jesus
www.sitesmaisuteis.pt