ARLA/CLUSTER: Zenner para reparação de TS2000

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt

Desculpem-me se o tipo de questão que vou colocar não se enquadra no
pretendido para a lista, mas é o único local que conheço onde posso
encontrar pessoal com a prática do assunto ...
(se vos chocar, por favor ignorem que eu entenderei o sinal).

Este fim de semana trouxe para casa um Kenwood TS-2000 que estava
"abandonado" há uns meses na estação CS1SEL da qual estou a tentar repor
alguns serviços anteriormente disponíveis para a comunidade amadora.

Estive de volta dele um bocado, o sintoma é drenar todos os amperes que
lhe derem (eu só tenho uns 4 na fonte que estou a usar nos testes e
ainda bem!), ele faz isto sem sequer se ligar o botão on/off.

Olhando para o manual de serviço que apanhei pela net, confirmei que o
módulo que está a causar o curto é a placa "Final Unit", mais
concretamente, o Zenner que se encontra logo à entrada da alimentação
para limitar a tensão e provocar o disparo dos fusíveis em caso de picos
de sobretensão.

O referido Zenner, D201 (para quem tenha tembém o esquema) é indicado
como tendo a referência ZSH5MA27 (anexo parte do "datasheet" que apanhei
pela net)

Infelizmente não encontrei pelos sites de componentes electrónicos que
conheco (de confiança) este componente, nem a indicação de um
equivalente que o substitua (pelo menos até agora).

Conhece algum dos colegas onde poderei encontrar este componente (ou
equivalente) na zona de Lisboa?

Nota: Estou tentado a agarrar no alicate de corte e lhe cortar uma
"pata" para ver esta beleza funcionar, até que consiga substituto.
Acho que não corro muitos riscos já que não vou transmitir (sou CR7 e
estou no QTH) e tenho alguma confiança na fonte que estou a usar.

Cumprimentos.

--
Pedro Ribeiro