ARLA/CLUSTER: EDP transforma Évora na primeira cidade eléctrica inteligente de Portugal
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 8 de Abril de 2010 - 11:54:52 WEST
EDP transforma Évora na primeira cidade eléctrica inteligente de Portugal
O objectivo da EDP é que, em 2020, metade das casas portuguesas estejam equipadas com contadores inteligentes de electricidade.
A EDP lançou nesta passada terça-feira (6) em Évora a primeira InovCity de Portugal, um conceito que visa desenvolver uma rede inteligente de distribuição de electricidade à escala urbana.
Com o lema "Smart Energy Living", a EDP, apresentou publicamente na cidade do Alentejo, região sul do país, as vantagens da substituição de velhos contadores por novos aparelhos com funcionalidades mais avançadas.
De acordo com o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, o projecto vai permitir uma maior facilidade na poupança da conta da luz.
"Vai permitir que esses consumidores tenham mais informação para usarem energia de forma mais eficiente e vai permitir aos fornecedores que estes conheçam melhor como funcionam as redes, optimizarem as redes e perceberem qual o tipo de consumo dos seus utilizadores", disse Zorrinho, citado pela rádio TSF.
O projecto InovGrid de Évora - feito através de parceria da EDP com o INESC Porto, a EFACEC e a JANZ, entre outras - passa não só pelos contadores inteligentes (e-boxes), como por terminais de comunicação ligados a vários pontos de transformação da cidade.
Em conjunto, os novos aparelhos permitirão ainda a um cliente que tenha um aparelho de microgeração de energia saber quanta electricidade está a injectar na rede.
O objectivo da EDP é que, em 2020, metade das casas portuguesas estejam equipadas com contadores inteligentes de electricidade.
Fonte: Portugal Digital.
Consulte também o site oficial Évora InovCity em http://www.inovcity.pt
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Neste projecto todo poderá haver um grande "senão" para o radioamadorismo, ao que parece e numa primeira fase, os 31 mil contadores de electricidade inteligentes e os mais de 300 centros de comunicação nos postos de transformação locais vão comunicar todos tendo por base o sistema PLC - Power Line Communication e seus derivados PLT e PLA.
João Costa, CT1FBF
Mais informações acerca da lista CLUSTER