ARLA/CLUSTER: falsos e-mails em meu nome

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt

Sendo provavelmente um dos mais recentes membros da lista, não posso
contudo ignorar esta situação.

Nas ultimas semanas encontrei muita informação útil e de qualidade nas
suas mensagens, gostaria de as continuar a receber, foi para ter acesso
a mensagens como as suas que me inscrevi na lista.

Para perceber que não é caso único, posso-lhe dizer que já passei por
essa situação (de "roubo de identidade electrónica"), incluindo processo
judicial. Há uns meses que voltaram à carga tendo o condenado à altura
(um miudo desorientado da cabeça e com papás endinheirados)
provavelmente andado de novo a recolher dados sobre mim e colegas de uma
organização de um serviço Internet, tendo já conseguido acesso às caixas
de correio de alguns de nós, arranjado palavras-chave, números de
telefone (já me mandou SMSs!), etc.
Isto para dizer que estas situações são infelizmente comuns hoje em dia
e o melhor que há a fazer é continuar com as nossas normais actividades
e proteger-mo-nos o melhor possível.

Sob o ponto de vista técnico, minha área de especialidade, manifesto a
minha disponibilidade, se necessitar, na análise detalhada do
percurso/origem das mensagens em questão bem como no aconselhamento de
medidas possíveis para a protecção de e-mails ou da lista (caso o
problema tenha origem nela).

Os colegas que tenham recebido as mensagens falsas do Carlos Mourato
devem remete-las a este incluindo os cabeçalhos, onde se encontram os
dados necessários para a análise necessária, numa aplicação de correio
(ex. Outlook) isso consegue-se facilmente enviando a mensagem falsa como
anexo de forma a preservar os cabeçalhos de encaminhamento.
Para outros sistemas devem procurar as opções para realizar algo
idêntico, a informação importante a enviar ao CT4RK deve incluir algo
similar ao que abaixo transcrevo (esta é válida e só para exemplo):

> From: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
> Date: Mon, 5 Apr 2010 00:53:33 +0100
> To: =?ISO-8859-1?Q?Resumo_Noticioso_Electr=F3nico_ARLA?=
> 	<Cluster  radio-amador.net>