ARLA/CLUSTER: Helicoidal

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt

Boa tarde a todos.

Gostaria de partilhar convosco  algo que me aconteceu este fim de semana.

Então, estava eu a testar o meu amplificador de 2m e a reajustar as sintonias,    assegurando-me que o seu rendimento ainda se mantém, quando verifiquei que a coisa ainda funciona tal qual foi projectada.

Ora depois de tudo isto feito na carga, era chegada a hora de coloca-lo na antena, e dar o toque final, pois a impedância da antena nunca é a mesma da carga.

Ficou ok, mas o pior estava para vir.  Então não é que o FT5100 que está ali ao lado ligado a outra antena agora não escutava nada ( ou seja não escutava o que era normal ).

Bom estava na hora de abrir a barriga ao dito, e analisar.

Rapidamente cheguei á conclusão que o primeiro amplificador de RF (antena) tinha ficado off.

E agora isto é um 3sk131 onde é que eu vou arranjar um bicho destes (ainda por cima do tamanho duma pulga das gordas).

Fui á minha caixa das misérias e encontrei um bf998 que fisicamente é igual mas com pinagem  diferente.

Resolvi a questão colocando-o de pernas para o ar, e já funciona, a sensibilidade é a mesma, não ficou pior do que estava, os sinais são os mesmos.

Portanto se tiverem um azar destes ou parecido o bf998 ajusta-se perfeitamente e custa uns cêntimos.

Boas reparações

73´s

Manuel Artur
CT1AED