Re: ARLA/CLUSTER: Observar a ISS a olho nu, por Pedro Félix.

Fabiano Moser fabianomoser gmail.com
Sábado, 26 de Setembro de 2009 - 11:57:34 WEST

Depende do tempo de abertura ajustado na câmera fotográfica.

Se for uma abertura lenta vai aparecer um risco como na foto do link, agora
se for uma abertura mais rápida tipo 1/500 vai aparecer um "ponto" como foi
o exemplo da minha foto.

Agora imagem da ISS é o que faz meu colega Ralf na Holanda com um telescópio
Newtoniano de 10" e tracking manual. Não conheço ninguém que faça melhor do
que ele com um tele de 10", e nem com teles muito maiores. Ralf têm uma
técnica espetacular e muita experiência...
Ainda pode-se ver o novo veículo de carga japonês HTV-1 (a versão nipônica
do ATV Julio Verne da ESA) vejam:

http://www.cloudynights.com/ubbthreads/attachments/3339938-ISS_HTV-1_20090917_200852t1s.jpg

Enviado do meu iPhone

73 Fabiano