ARLA/CLUSTER: ARAS lança Diploma dos Moinhos de Vento Portugueses.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2009 - 18:03:50 WEST


A Associação de Radioamadores de Amadora-Sintra lançou um novo diploma dedicado aos radioamadores, o Diploma dos Moinhos de Vento Portugueses, que tem como manager Edgar Moreno - CT1CKP.
Para a obtenção deste diploma, também disponível para rádio escutas, é necessário um mínimo de 30 contactos confirmados com estações a operar desde um moinho de vento português. 


Regulamento:

DIPLOMA DOS MOINHOS DE VENTO PORTUGUESES

Tem Portugal um vasto e rico património cultural e educativo, desconhecido em grande parte pela sua  população, e ainda não reconhecido também oficialmente pelo IPPAR. 
São os diversos moinhos de vários tipos espalhados um pouco por todo País. 
Com este diploma quer a ARAS dar o seu contributo, como já o fazem diversas entidades, para a sua divulgação, no caso e com este Diploma de Radioamadorismo dedicado exclusivamente aos Moinhos de Vento. 


GENERALIDADES: 

São para efeitos deste Diploma, considerados todos os moinhos de vento, do tipo mediterrânico ou  similar, estejam os mesmos reconstruídos ou  não, desde que deles reste algo que os identifique como tal. 


VALIDADE

Todos os contactos efectuados com estações consideradas válidas para este diploma, a partir de 01 de Fevereiro de 2008. 


REFERENCIAS DOS MOINHOS

Está indicada uma pequena listagem de moinhos seleccionada por distritos a qual serve de orientação, pois conforme forem sendo activados novos moinhos, os mesmos serão referenciados e acrescentados à lista oficial.

1º Ex.-  (MVLX-001)  –  MV=  Moinho de Vento  LX=  Distrito de Lisboa; 001 Refª. do Moinho do Penedo - Amadora

2º  Ex.-  (MVLX-002)  - MV= Moinho de Vento;  LX  =  Distrito de Lisboa ; 002 Refª. do Moinho da Apelação – Loures 

3º Ex. –  (MVAV-003) – MV= Moinho de Vento   AV = Distrito de Aveiro  003 Refª. do  Moinho de S. Iria – Castelo de Paiva 


DADOS NECESSARIOS

Os seguintes dados são necessários para se atribuir a Refª ao Moinho: 
1 - Distrito, Município, Freguesia e Localidade onde se encontra o moinho. 

2 - Nome do Moinho 

3 - Coordenadas geográficas (se possível). 


REGRAS DA ACTIVAÇÃO 

1º- Só é permitida a activação de dois (2) Moinhos  por dia com o mesmo indicativo. 

2º  Na 1ª activação só será considerada com o mínimo de sessenta (60) contactos realizados. 

3º-  O Operador poderá contar com essa sua activação para si próprio desde que complete no mínimo os  60 contactos, na 1ª activação ou 30 nas posteriores, ficando obrigado a enviar QSL a todas as estações contactadas que o solicitarem. 

4º- Deve obrigatoriamente fazer as activações até uma distância máxima de cem (100) metros do Moinho 

5º- Deve, para o efeito dessa activação ser considerada válida, informar o manager do Diploma do Moinho a activar ou activado e a data da referida activação, enviando de uma cópia dos contactos estabelecidos, de  preferência em formato ADIF, CABRILHO ou outro meio ao seu dispor no prazo de quinze dias a contar da data activação. 

6º - No caso de o Moinho a activar ainda não estar referenciado deve ser solicitada ao manager a respectiva  referencia, através de E-mail, e referenciando os dados necessários. 

7º - Este diploma é de âmbito Internacional e extensível a todos os radioamadores com licença válida e rádio escutas (SWL). 

8º  - Este diploma poderá ser obtido somente na modalidade de HF e nos modos de SSB, CW ou MISTO 

9º  - Para a obtenção deste diploma deve o requerente estar na posse dos QSL’s confirmativos dos contactos e enviar uma lista descritiva dos Moinhos confirmados certificada por uma associação acreditada oficialmente. 

10º-  Ao manager reserva-se o direito, quando necessário e o motivo o justifique de requisitar os QSL’s para a sua conferência. 

11º-  QSL’s rasurados ou emendados não serão considerados válidos. 

12º- Devem estar mencionados: Referência - Nome do Moinho – Indicativo – Data – Hora - Modo e Banda 

Diploma Base: Contactos confirmados com 30 Moinhos distintos, aos SWL serão exigidos apenas 25 Moinhos, devidamente registados em LOG

Diploma Prata:  Contactos com 50 Moinhos distintos

Diploma Ouro: Contactos com 100 Moinhos distintos 

Aos expedicionários serão apenas exigidos 30 Moinhos com referências distintas, tentando deste modo premiar o seu esforço e abnegação em prol do Radioamadorismo e divulgação deste Património Cultural e Educativo

Serão também concedidos endossos por cada 10 novas referências a todos que tenham obtido o Diploma Ouro e que os solicitem, os endossos são gratuitos. 
Para o envio dos endossos é necessário enviar um envelope auto-endereçado e selado ou acompanhado de 1 IRC. 

Os custos para despesas de envio do Diploma, serão de 5 euros ou 7 I.R.C. para Portugal (para os Diplomas), e 10€ para o resto do mundo. 

GRÁTIS PARA OS SÓCIOS DA A.R.A.S.COM MAIS DE 1 ANO DE SÓCIO. 

Qualquer duvida, erro, questão, pedido de Diploma ou selos deverá ser dirigida através de E-mail para cs1aas.aras  gmail.com, ou por outro meio ao seu dispor. 

Manager – CT1CKP 
awards  ct1ckp.com
---

Para aceder ao regulamento oficial visite a página web da A.R.A.S., em http://www.qsl.net/cs1aas/, directamente aqui- http://qsl.net/cs1aas/Dip_ficheiros/DIPLOMA%20DOS%20MOINHOS%20DE%20VENTO%20PORTUGUESES-DMVP.pdf (.pdf).

Fonte: CT-Spot Radioamadorismo em Portugal.


Mais informações acerca da lista CLUSTER