Re: ARLA/CLUSTER: Curiosidades da propagação

Jorge Capelo ct2jvh gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2009 - 12:48:31 WEST

Caro colega CT4RK

Tenho vários modems PLC nas redondezas. Por sorte, todos - por enquanto -
têm o 'notch' nas bandas de amador. O meu problema é mais de consciência
pois vou estar a mandar beacons com uma largura de banda maior que o costume
(muito 'espalhados' em virtude de sobre-modulação) para o meio dos QSOs
internacionais em PSK31. Mas acho que o texto do beacon pode ser 'FIGHT PLC'
ou qualquer coisa assim...

Quanto á propagação, de facto, quando cheguei a casa, ainda de dia, passei
em revista as bandas dos 80 aos 6m e como escutei estações europeias com
S9+20 ou +30 e fiquei entusiamado, mas depois de noite, foi mais QRM.

Acrescento que estou a operar com uma antena Windom com metade do tamanho
(20 m de comprimento, meia-onda em 40m, portanto e apenas sofrível nos 80m).
E demasiado perto do telhado. Talvez a radiar demasiado NVIS... :-) do que
devia.

Agradeço-lhe a amável resposta.

Cordiais 73s.

Jorge