ARLA/CLUSTER: Criador do MP3 anuncia microfone laser.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2009 - 19:09:07 WEST


Todos sabemos que temos microfones bons e ruins. Porém, até mesmo os melhores não conseguem captar o som com grande precisão. Vamos tentar compreender o seu funcionamento:

Ao falarmos perto de um microfone, as ondas sonoras fazem um diafragma vibrar, e essa vibração é captada e enviada para o dispositivo. O maior problema é que por melhor que ele seja, não é possível captar com precisão todas essas vibrações e a maioria das ondas acabam não sendo registradas.

Pensando em criar uma solução definitiva para capturar sons com mais precisão, David Schwartz mostrou a sua mais nova invenção: um microfone laser.

A ideia do funcionamento desse microfone é simples: um tubo é aberto na extremidade e por ele é passada uma corrente de gás. Quando falamos, deslocamos o ar no caminho da nossa voz e criamos uma modificação no formato do gás. Um conjunto de lasers cuidadosamente montados em volta do gás consegue detectar a mais subtil alteração e envia um sinal mais completo para o dispositivo que está responsável por gravar o sinal codificado.

Por enquanto, o protótipo já está funcionando, mas a qualidade do som ainda está muito abaixo do esperado. Veja o vídeo: www.youtube.com/watch?v=V2K5LJHTouQ

Um termo que explica bem essa qualidade é "sofrível", mas teoricamente essa tecnologia tem potencial.

Só como curiosidade, David Schwartz também é um dos criadores do padrão MP3.

Fonte: Gustavo Guanabara in Guanabara.info





Mais informações acerca da lista CLUSTER