ARLA/CLUSTER: Foto Radiobaliza VHF - CS3BRM

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Setembro de 2009 - 17:08:10 WEST

Colega PinheiroMuito interessante esse seu email, e achei muito interessante
que a frequencia de ressonancia das gotas de agua ou das "bolinhas de gelo"
possam estar proximas do quarto de onda nos 14GHz...Podem sim! nunca me
tinha ocurrido isso. A minha experiencia na area de transmissão nessas
frequencia é pouca, mas recepção tenho alguma a nivel porfissional. Lá no
meu batente, tambem utilizavamos a banda C, exactamente nessa QRG, e com
equipamentos iguais aos que tinham na CPRM, creio eu. Estava-mos a utilizar
tudo material NEC (com os celebres modulos de QPSK na FI). Agora com o
advento do digital, tambem passamos a utilizar 14GHz/11GHz. Apesar de que a
antena utilizada ser a mesma, ( parabólica de 11m ) com um ganho
elevadissimo em 14/11, temos muitos mais problemas com as chuvas e granizos,
do que em 4GHz. Claro que em 14/11 GHz, a atenuação por obstrução da zona de
fresnel é muito superior, mas o ganho da antena tambem . Nunca fizemos
testes de polarização, porque nos esta vedado alterar alguma coisa do
stabelecido pela empresa, devido à cordenação que necessáriamente tem que
existir entre CT/DL. Alem disso é um sistema que é fixo e 24 sobre 24,
praticamente comandado de lá através da propria rede (por PID), e que nós
praticamente não temos acesso.

Quanto à polarização circular estou  à espera de que alguem como eu que
goste de "helicoidais", faça umas experiencias cá com o RK.  Os pequenos
testes que realizei à uns anos (no advento daquela "coisa", parecida com uma
antena yagi que chamam "Tona de 32 elementos") os resultados
surpreenderam-me pela positiva, pois muitas vezes fazia contactos em 23cm,
de helicoidal para helicoidal,  com 2 wats, apresentando sinais superiores
aos que conseguia com a TONA e 25 watts. Lembro.me de um dia, em QSO em 23cm
com o CT1DHM em Lamego com a TONA nada, e com a Helicoidal era S2. E a minha
helicoidal so tinha 10 espiras  e estava à janela!!!...A TONA estava  ( e
ainda está) la no alto da torre, alimentada com linha de 1/2"   Agora tenho
uma de 30 para montar no rotor!!. A helicoidal, é realmente uma excelente
antena para frequencias muito elevadas. Simples, eficiente, robusta, e
broadband quanto baste. A que eu tinha fazia dos 1200 MHz aos 1500MHz
 (calculado através da medida verificada com gerador de sinal e analizador
de espectros acopulado a uma unidade de inserção da R&S) com SWR abaixo de
2:1. A que tenho actualmente, nunca fiz essas medidas, mas como a unica
diferença que tem é o numero de espiras, presumo que seja a mesma coisa.

73 de CT4RK