Re: ARLA/CLUSTER: As contra-medidas... beacon PSK31 com modulação no máximo e a full power.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Setembro de 2009 - 22:56:02 WEST

Amigo Gonçalves
Efectivamente, essa coisa dos homeplugs, power line, é terrivel , quando
instalado nas proximidades (ate uns 100m) da estação de amador. Alguns, os
mais caros, teem notch nas bandas de amador e não fazem QRM nas nossas
bandas, mesmo instalados no vizinho do lado. O problema são os baratos que
aparecem em todas as lojas de informática e que não tem notchs. Esses
interferem fortemente, com um ruido irritante, continuamente pela banda
inteira, independentemente da frequencia, o que impossibilita escutar seja o
que for.
  http://www.youtube.com/watch?v=cZXRSj-esE8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=G7DfdxjRkpU&feature=related

<http://www.youtube.com/watch?v=G7DfdxjRkpU&feature=related> meu caso, que
tenho sido muito afectado por essa praga, especialmente nas bandas acima de
7MHz, a ANACOM me visitou por 3 vezes, e de alguma forma resolveram alguns
problemas. Só que no outro dia, ja existiam mais a funcionar. Como é logico,
os fiscais de espectro, não podem vir cá todos os dias. Como a situação que
me surgiu foi a mais grave de todas, com um PLC a funcionar no predio frente
do meu QTH, a uns 20 ou 30 metros de distancia, o QRM de 59 mais 20 cobria
tudo de 7 a 30MHz sem intervalo. Como disse, no email anterior, a unica
forma eficaz que encontrei para resolver o problema foi um sinal de 1 milhão
de vezes maior, colocado no ar bem no centro da banda, nos 20m na QRG do
PSK31. Sei que talvez não fosse o mais correcto, e acredite que não foi de
vontade própria que fiz isso, pois gostaria de que as coisas nunca
acontecessem, mas que foi eficaz, aparentemente foi, pois 2 dias depois de
ter deparado com esse horrivel gerador de interferencias, o mesmo
desapareceu do ar. Quero por outro lado salientar, que o facto de eu ter
colocado no ar uma emissão de PSK31, em modo BEACON, não me faz incorrer em
ilegalidade alguma. A minha classe permite-me isso e até usar mais potencia.
Tenho todo o direito de colocar no ar esse modo de emissão com potencia té
1500 watts., posso ate deixar ficar a emissão a transmitir um livro inteiro.
Nãpo conheço nada na legislação, que limite o tempo de emissão de uma
estação de radioamador.

73 de CT4RK